Tem lugares que quanto mais o tempo passa mais ficam melhores, tipo vinho, rsrs. O Restaurante Piantella, em Brasília, é um desses. Soube se reinventar sem perder o glamour, a beleza e, especialmente, a qualidade da sua gastronomia!
Com 41 anos de existência é muito conhecido na cidade como o “restaurante dos políticos”. Por lá passaram todos os recentes presidentes do país, personagens importantes da Constituinte, como Ulisses Guimarães. Contam que muitas decisões do país foram discutidas e alinhavadas ali. Pense só o que não falam aquelas paredes!!!
Ser frequentado pelos políticos criou um mito na população da cidade, gerando certo distanciamento. Eu mesma, que moro em Brasília há 32 anos, passei inúmeras vezes pelo restaurante, mas nunca havia entrado.
Achava seu exterior lindo, mas imaginava pernóstico e caro. Somente ano passado fomos jantar lá. Amei o lugar! Moderno, charmoso e aconchegante. Não estava lotado de políticos, kkk.
Fomos muitíssimo bem atendidos. Os pratos que degustamos estavam deliciosos e não tivemos que lavar louça, rsrs. É sim, um restaurante para mim e para você, pobres mortais, kkk.
Vou falar neste post sobre a trajetória do Restaurante Piantella. E, principalmente, como me inspirei e realizei lá a comemoração dos meus 6.0, com pouquíssimo trabalho, investimento justo e ótimo atendimento!
Sumário
- O ressurgimento do Restaurante Piantella, depois de 39 anos
- A tradição e valorização das pessoas que trabalham no Restaurante Piantella
- Sua estrutura e decoração para lá de inusitada
- – As paredes contam histórias
- – Obra de um dos ícones da criação de Brasília
- – O salão principal
- – O charmosíssimo Bar
- – Salão de eventos
- O Menu do Restaurante Piantella
- Quer saber como foi o meu aniversário?!
- – O passo a passo
- Minhas impressões
- O que não deu muito certo
- Serviço
O ressurgimento do Restaurante Piantella, depois de 39 anos
Em 31/08/16, com 39 anos de funcionamento, Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, proprietário, fechou as portas deste ícone gastronômico da cidade. Com certeza foi um choque para seus habitues!
Logo, o visionário empresário, restaurateur no Rio de Janeiro, Omar Peres, para os íntimos Catito, comprou-o, valor mantido em segredo, rsrs. O restaurante passou por reforma, reabrindo em 05/11/16, para a felicidade de todos.
Muitos têm se surpreendido quando eu falo sobre nosso jantar lá, pensavam que havia fechado. Não!!!! Está novamente funcionando a todo o vapor, ainda mais charmoso e moderno.
A tradição e valorização das pessoas que trabalham no Restaurante Piantella
Quando você for visitar o Piantela atente para os garçons. Na sua quase totalidade são homens maduros, elegantes, extremamente atenciosos e gentis – garçons de antigamente! Praticamente todos fazem parte da história da Casa, desde seu início.
Visando manter a tradição, um dos primeiros atos do novo proprietário do Piantela, foi chamar toda a equipe anterior. Cozinheiro, garçons, barman e o Sr. Mário, talentoso pianista da Casa. Todos voltaram a trabalhar na nova versão do restaurante.
Destaco o Sr. Chico, maître que trabalha lá desde a abertura do restaurante. Muito gentil, é quem comanda o serviço, equipe e organiza o atendimento. Está sempre à porta, recebendo, com muita simpatia, os visitantes.
Pude testemunhar o quanto Sr. Chico conhece seus clientes. Presenciei uma reserva sendo feita ao telefone. Imediatamente ele avisou a um garçom que o Sr. fulano viria e que fosse reservada a mesa X, pois era a que ele gostava. Organizado, com excelente memória, prepara tudo com esmero, para agradar seus fiéis clientes.
O fato de ter pessoas que vivenciaram a história do restaurante, agrega valor ao empreendimento, põe alma no negócio e no ambiente, diferencia o atendimento. Você realmente sente-se importante, rsrs.
Início de setembro/18 fiz contato com o restaurante querendo falar com o Sr. Chico. Soube que acabara de aposentar! Fiquei triste, mas entendi. Merecidamente, ele iniciou nova fase de vida.
Assumiram sua posição, revezando o turno do dia e da noite, outros 2 maîtres, também de longa experiência na Casa, Ozanan e Rosival.
Sua estrutura e decoração para lá de inusitada
– As paredes contam histórias
Catito, aproveitando da reputação histórica do Restaurante Piantella, decidiu inovar na decoração de seu novo restaurante! Encomendou ao fotógrafo Orlando Brito, 200 fotos históricas de seu acervo.
Definiu 2 requisitos: as fotos deveriam ser de personagens políticos (área de grande experiência do fotógrafo) e clicadas na cidade de Brasília.
Grande destaque é o painel com Juscelino e Dona Sarah Kubitscheck e a foto de Ulisses Guimarães.
Uma das atrações no Restaurante Piantela é observar as fotos das paredes do bar e do salão principal. Quando falo observar, é analisar os detalhes. Dizem que em muitas delas o famoso fotógrafo passou, em seu clique, visão crítica do sistema ou da época vivida.
– Obra de um dos ícones da criação de Brasília
É isso mesmo, a belíssima fachada do Restaurante Piantella e a parede principal do salão é reprodução do painel da sede social do Clube do Congresso.
E sabe quem é a autor? Nada menos do que Athos Bulcão! Sua obra, com jogos desencontrados de blocos de mármore branco, dá beleza e leveza ao ambiente.
– O salão principal
Em forma de L, tem espaço para até 90 pessoas, as mesas redondas acolhem 4 e 6 pessoas. Uma mesa principal, retangular recebe até 12 pessoas, sendo acessível a cadeirante.
Um pé direito alto, 2 belíssimos lustres, cortinas e toalhas de mesa, brancas, completam o requinte e charme do local.
Sem mencionar as paredes com seu encanto próprio, forradas de fotos intrigantes, em preto e branco.
– O charmosíssimo Bar
O Bar tem um ambiente muito acolhedor e também tem nas suas paredes as belíssimas fotos, em preto e branco! Possui um ambiente interno e outro externo, com mesinhas muito charmosas e confortáveis.
É possível você ir ao restaurante somente para curtir o bar, que tem atendimento impecável, aberto no mesmo horário do restaurante.
Você pode bebericar e conversar, ao som de um lindo piano de calda. Costumava ser muito bem tocado, e assim foi também no meu aniversário, pelo Sr. Mário. Mas, também no fim de agosto se aposentou.
Vai conhecer e apreciar os deliciosos drinks feito pelo Edilson Lopes Galvão (57), ou Maninho, como é mais conhecido. Ele chegou a cidade aos 17 anos e o Piantela foi seu primeiro e único emprego até hoje.
Começou como copeiro, ajudante de garçom e garçom. Até o dia que perceberam que entendia tudo das bebidas servidas, sendo promovido a barman. Fez diversos cursos para se aprimorar e hoje serve seus clientes com muita atenção e carinho.
– Salão de eventos
Salão elegante, confortável e tranquilo, no andar superior, para eventos (acesso por escada). Capacidade para 45 pessoas sentadas, 70 em pé. Essa é outra excelente opção para fazer uma comemoração! Você pode escolher serviço a la carte ou cardápio pré-estabelecido ou, ainda, um coquetel volante.
Você também pode fechar somente o bar para fazer seu evento! Imagina comemorar uma data especial num ambiente tão charmoso e com um pianinho ao fundo!
O Menu do Restaurante Piantella
Considerado um dos melhores restaurantes da capital federal, sua alta gastronomia tem influência italiana e francesa. É um dos poucos restaurantes de Brasília que servem escargot, que eu amo. Tudo que já provei lá é uma delícia!
A carta de vinhos contem rótulos selecionados, brasileiros, portugueses, espanhóis, chilenos, argentinos, uruguaios, norte-americanos e australianos. Os champagnes e espumantes representam a França, Itália e Brasil.
Os sucos naturais são deliciosos e as sobremesas, hummmm, nem se fala! Tudo muito bem servido, com bonita apresentação e saboroso.
Quer saber como foi o meu aniversário?!
Quando decidi fazer uma festa de gratidão pelos meus 60 anos, busquei algumas opções e fui me apavorando! Era tanta coisa para providenciar: salão, flores, bolo, docinhos, buffet, lembrancinha, socooooorro!! Outra forma menos trabalhosa era morrer num valor enorme para contratar uma casa de festa com tudo incluído. Não gostei de nenhuma delas!!!
Pensei então em fazer num restaurante, mas tudo que eu via não se encaixava. Precisava de espaço para 80 pessoas, com privacidade, acessível a cadeirante, de fácil acesso, requintado, serviço à francesa, boa gastronomia e, claro, que coubesse no meu bolso!!!! Difícil heim?!
Foi quando me lembrei do nosso jantar no Restaurante Piantella. Eu tinha amado o ambiente, o serviço e os pratos. Se encaixava exatamente no que eu estava planejando. Inspiração imediata! Fiquei empolgadíssima! Mas precisava ver se atenderia ao último requisito, o bolso, rsrs!
– O passo a passo
Fui conversar com o Sr. Chico que, com a colaboração do Roberto Peres, administrador da Casa e irmão do Catito, acabou fazendo tudo dar certo!
Exatamente o que eles citam no seu site “estamos à sua disposição para organizarmos um evento que seja exatamente como você sonhou ou planejou“. E foi bem assim!
Fechamos a parte térrea do restaurante, deixando somente o salão superior para clientes, o que não perturba em nada, pois tem acesso bem reservado.
Dica SDV: se você quiser fechar o restaurante para sua festa precisa marcar para sábado ou terça, dias de menor movimento. Para mim foi ótimo, o sábado funcionou perfeitamente!
O ambiente foi mantido exatamente como é, no dia a dia, pois já é um charme! Levei as lembrancinhas e no bar, montaram uma mesa onde as coloquei para que cada convidado pegasse ao sair.
O meu trabalho foi somente definir o menu, montando-o com os pratos do cardápio da Casa.
Minhas impressões
A negociação com o Sr. Chico foi muito gentil e agradável. Conversamos pessoalmente 2 vezes antes evento, no próprio salão do restaurante. Algumas poucas vezes ao telefone.
No dia 11/08 quando chegamos, todo o staff da Casa já estava a postos, prontos e solícitos em nos atender.
Tudo funcionou como num ballet! Envolvida com os meus convidados, só observava, ao longe, os garçons deslizando pelo salão, gentilmente, atendendo meus familiares e amigos.
O atmosfera do jantar era de alegria, descontração, tranquilidade. Percebia que as pessoas estavam sendo bem atendidas e saboreando o momento e as delícias gastronômicas.
Eu estava FELIZ!!! O que havia planejado – oferecer aos meus queridos algumas horas de alegria, descontração e boa comida, estava acontecendo…
Enquanto isso, tranquilamente, pude rever amigos queridos, falar com pessoas amadas, ser fotografada com todos os presentes, mesa a mesa, e até saborear alguns pratos, rsrs, em especial, o saborosíssimo robalo com purê de mandioquinha, hummm, que saudades. Já preciso voltar!!!
Agradeço a toda a equipe do Restaurante Piantella por realizar meu sonho!
Agradeço à minha familia e amigos que ali estiveram, compartilhando de momentos de muita gratidão.
Agradeço ao fotógrafo João Lobo que registrou, com competência e talento, esses momentos inesquecíveis que se concretizam nas fotos aqui publicadas.
Agradeço a Deus por me conceder saúde, vida e oportunidade para vivenciar esse dia de muita alegria!
O que não deu muito certo
Com tudo que deu certo, nem deveria citar as pouquíssimas coisas que não funcionaram tão bem. Mas, como meu intuito é dar-lhe dicas para que você e seus convidados possam curtir 100% seu momento especial, relato as pequeninas coisas que poderiam ser melhoradas, nada que tenha maculado a felicidade e satisfação da noite!
– As belas músicas tocadas ao piano pelo Sr Mário, que eu também havia contratado, só eram ouvidas pelas mesas bem junto ao bar.
Infelizmente, o salão principal não tem sistema de som e com as conversas entre os convidados, o ruído abafou o som do piano, que vinha do bar. Que pena, pois as músicas estavam lindas e seu Mário tocou sem parar.
– Algumas mesas foram consultadas somente sobre a opção do prato principal. Receberam a salada césar e os profiteroles, sem dar opção às demais alternativas do cardápio..
Se você for fazer sua festa lá, são 2 pontos a atentar e acertar melhor com o Sr. Chico.
Digo a você, minha experiência em comemorar meu aniversário no Restaurante Piantela foi super, hiper, gratificante!
Não espere uma festa para visitar o restaurante. Vá logo saborear as gostosuras. Vale muito a pena conhecê-lo!
Serviço
- segunda: de 19 as 24h;
- terça a sábado: almoço 12h as 15h; jantar 19h as 24h
- domingo almoço 12h as 15h
Endereço: CLS 202 Bloco A Loja 34 – Asa Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3224-9408
Site: www.piantella.com.br
Facebook: www.facebook.com/piantellarestaurantebrasilia
Instagram @piantellarestaurante
Geralmente defino um dos sentidos para cada experiência vivenciada. Mas, o que senti na noite de 11/08/18 precisa ser definida pelo menos com o toque especial dos sentidos do paladar e da visão. Tudo estava lindo e muito saboroso!
Para Refletir
“Porque por mim se multiplicam os seus dias, e anos de vida lhe serão acrescentados.” (Provérbios 9:11)
Pode Interessar
Saveur Bistrô – Experiência gastronômica à francesa, em clima intimista
Deixe seu Comentário