Cordeiro tem sido uma carne muito mais saboreada no Brasil, ultimamente. Restaurantes de renome têm incluído em seu menu por ser uma carne muito saborosa e requintada. Veja como preparar essa deliciosa receita de Paleta de Cordeiro.
De preparo fácil, mas existem 3 segredos importantes para que seu prato tenha sucesso!
- a procedência da carne, garantindo que é mesmo de cordeiro (animal novinho). A carne do animal mais velho tem cheiro e gosto forte e é bem mais dura.
- a qualidade e tempo do marinado da carne para pegar bem o tempero e,
- o tempo certo no forno, para que não resseque a carne.
Siga todas as dicas e vai conseguir um excelente resultado!!!
Porção: 6 pessoas
Sumário
Ingredientes para preparo de Paleta de Cordeiro
- 1 paleta de cordeiro
- 1 vinho branco seco
- 3 cabeças de alho
- 1 cebola grande cortada em pedaços
- 15 gramas de hortelã
- 15 gramas de alecrim
- 2 folhas de louro
- 10 gramas de Pimenta do reino (grão)
- 10 gramas de manteiga
- 3 unidades de cravo
- 1 porção de orégano
- Ervas de Provence
- Tomate cereja
- Cenoura baby
- Azeite, sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Limpe a paleta de cordeiro retirando o excesso de gordura e faça pequenos furos com a ponta da faca para que o tempero entre bem na carne.
Em um saco plástico, próprio para assados, coloque a paleta de cordeiro junto com a cebola, 5 dentes de alho amassados grosseiramente, a hortelã, o alecrim, as folhas de louro, os grãos de pimenta, o cravo, o orégano, as ervas de Provence e adicione o vinho.
Feche bem o saco plástico e leve para a geladeira por no mínimo 12 horas. Durante esse tempo, vá virando a paleta para que a marinada envolva toda a carne.
Após esse período, retire a paleta do saco plástico, faça pequenos furos na peça e coloque 3 dentes de alhos cortados em lâminas nesses furos. Faça alguns cortes na gordura para que durante o cozimento não “repuxe” a carne e passe a manteiga nesses cortes. Coloque sal e pimenta a gosto.
Utilizando um refratário, e em um forno pré-aquecido (240º), coloque a paleta de cordeiro para assar por 1 hora. Após esse tempo, diminua a temperatura do forno para 220º e mantenha por mais uns 40 minutos.
Você pode aproveitar o tempo de forno e assar algumas cabeças de alho. Terá mais um sabor no prato. Esses alhos assados são uma perdição e super combinam com a carne.
Retire, decore com tomate cereja e cenoura puxados na manteiga, e sirva.
Montando o Prato
Nesse caso, como servimos a paleta de cordeiro acompanhando um risoto de queijo coalho, colocamos a carne e alguns legumes em volta do risoto.
Harmonizando
Esse prato foi harmonizado com o vinho tinto italiano 80 Vecchie Vigne – 2011 – uva Primitivo di Manduria – Vinícola Cignomoro.
Guarnição
Uma sugestão para acompanhar o prato principal de paleta de cordeiro é:
- entrada – cucus marroquino
- acompanhamento – risoto de queijo coalho
- sobremesa – Panna Cotta de morango
Foi assim que preparamos o jantar para a família e foi um sucesso!!!
Bom apetite!!!
Dica SDV: se você quer adquirir cortes de cordeiro, em Brasília, nada como ir à fonte. Conheça a Fazenda Ercoara que cria cordeiros há mais de 17 anos.
Contato: Bebeto – (61) 98153-8858; Rodrigo (61) 99126-4196
Siga a Fazenda Ercoara no Instagram: @fazenda_ercoara
Olha, vou lhe dizer, o jantar estava delicioso!!! A paleta de cordeiro arrasou! Todos amaram. Claro que nosso paladar foi muito premiado com este prato!
Deixe seu Comentário