A cidade velha é onde estão os mistérios do início da história da cidade. Aqui vou lhe contar um pouquinho sobre o que eu vi e vivi em Stari Grad, na ilha de Hvar.
Sumário
Stari Grad, a colonização de Hvar, na Croácia
A linda ilha de Hvar foi colonizada no ano de 384 aC por gregos vindos da ilha de Paros. Os gregos construíram a mais antiga cidade da Croácia, naquela época chamada de Pharos.
Uma cidade medieval, hoje chamada Stari Grad ou cidade velha, situada a 17 km da cidade de Hvar.
Circundada por uma aprazível baia de um azul profundo, na época de sua fundação era um porto seguro para os navegantes.
Stari Grad contrastava, o verde dos campos de onde vinham o sustento dos moradores. E o verde da floresta de pinheiros que ainda hoje oferece à cidade um clima muito mais fresco, inclusive no verão. Atualmente tem muitas oliveiras plantadas.
Suas misteriosas ruelas exibem lindas construções medievais. Atualmente, têm sido reformadas e alugadas para temporadas. Certamente essa é uma ótima opção para hospedagem, pois poderá sentir um pouco do clima e da forma antiga da vida naquela cidade.
Como chegar a Stari Grad
Se fizer a travessia para Hvar pelo ferryboat, geralmente feito por quem está de carro, aportará no porto de Stari Grad que fica a 10 km de cidade de mesmo nome.
Se estiver na cidade de Hvar, serão 17 km até lá, pode ir de ônibus ou de carro, percorrendo um estrada asfaltada, que margeia o mar, muito bonita.
O que fazer em Stari Grad, ilha de Hvar
Qual não foi a minha surpresa, a cidade histórica e Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, é, diferentemente de Hvar, totalmente plana. Possui um alto morro à sua frente, onde está uma estátua de Cristo e com construções tipicamente medievais.
Recortada por ruelas charmosas você vai descobrindo, a cada rua, uma novidade. Lojinhas típicas, restaurantes, escadarias charmosas.
As duas igrejas, a maior, S. Peter e a menor S. Roko, são os marcos da cidade.
Numa dessas ruelas, encontramos a delicatessen – Za Pod Zub, merecedora de qualquer grande centro italiano.
Um aroma que aguça os sentidos, vindo das diferentes iguarias: queijos, azeitonas, vinhos, azeites, uma vontade de comprar de um tudo!!!
Na rua principal, a Riva, o movimento é grande. Lojas, sorveterias e um restaurante mais charmoso que o outro. Alguns com um tipo de discoteca, atraindo os jovens.
Onde comer em Stari Grad, ilha de Hvar
Restaurante Odyssey
Fica na Riva, calçadão principal, de frente para a marina, na praça Tvrdag.
Pedimos uma salada de polvo, a melhor que comemos na Croácia, griled squid (lula grelhada) que estava muito boa, e massa com molho de tomate.
Chamou a atenção, nesse restaurante, a construção de uma miniatura da casa de pedras, típica da cidade original, da época do gregos e muito interessante.
O proprietário, quando soube que éramos do Brasil, entusiasmou-se todo e contou-nos que havia visitado Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu num cruzeiro que saiu de Veneza.
Destacou que em Dezembro (2015) repetiria a viagem, pois tinha adorado a experiência anterior.
Restaurante Pharia
Localizado numa das charmosas ruelas medievais – Vagonj 2, Faros.
Serve grelhados e especialidades de peixes, comida típica da Dalmácia.
Estava super bem frequentado, aroma delicioso, pratos bonitos e ambiente muito charmoso. Mas não conseguimos jantar pois estava cheio e teríamos de esperar uma hora.
Ficou para a próxima vez, acho que vale muito a pena.
Indo a Hvar, não deixe de visitar Stari Grad. Reserve pelo menos um dia para ter tempo suficiente de andar com calma pelas ruelas medievais. Explorar os restaurantes e os arredores da cidade deve ser muito agradável.
Uma opção, sobretudo se estiver de carro, é hospedar-se em Stari Grad. Daí partem todos os passeios para as ilhas, é plano e não sofrerá com as altas escadas de Hvar e ainda curtirá o charme da cidade.
Que tal conhecer a Ilha de Hvar e a cidade de Stari Grad?
Planeje sua viagem, Garanto que vai adorar!!!
As belezas da cidadezinha antiga estimulram nosso sentido da visão.
Veja também
- O que fazer e onde ficar em Hvar – a ilha mais famosa da Croácia
- Zagreb, a bela capital da Croácia, vale conhecer
- Croácia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Hungria-Roteiro
- Dubrovnik, o que fazer, dicas como explorar a cidade
- Ilha de Lokrum em frente a Dubrovnik a King’s landing
- Dubrovnik, a pérola do Adriátrico – Como chegar, onde ficar, onde comer
- Algumas horas em Lisboa, aproveitando a conexão
Deixe seu Comentário