Passamos o réveillon de 2012 em Cuba. Há tempo que tinha muita curiosidade em conhecer o país, pela sua história e situação política, mas também, pela beleza natural. Um passeio por Varadero Cuba, não podia faltar!
⇒Este post foi atualizado em 05/08/19.
Veja também o que fazer 2 dias em Havana.
Vou contar aqui para você como ir, onde ficar e o que fazer em Varadero. Veja nossa experiência na cidade!
Percebemos que os cubanos – o povo – não gostam de Varadero. Várias pessoas locais, com quem conversamos, tinham uma reação estranha quando falávamos que íamos pra lá.
Eles não consideram Varadero sendo Cuba, mas sim um lugar para turistas.
Sumário
Como chegar a Varadero Cuba
Fomos de Havana para Varadero num transfer da própria rede Meliá, onde nos hospedamos.
Foram cerca de 2 horas de viagem, com direito a uma parada no caminho, para um drink. As paisagens são lindas e vale a viagem.
Onde ficar em Varadero
Optamos pelo Meliá Las Américas, um lindo hotel resort, excelente infraestrutura, de frente para o mar, belíssima praia. Super recomendo!!
No complexo tem um campo de golf e ao lado está o Hotel Barceló Solymar
Como se locomover por Varadero
Descobrimos que a forma mais fácil e barata para passear em Varadero é usando o autobus turístico (5 CUCs por todo o dia).
Saia do hotel e pegue o ônibus. Pode descer e subir quantas vezes quiser, até regressar ao hotel. Fácil e barato!
O que fazer em Varadero
O próprio hotel tem muitas atrações. Praia privativa, de águas azuis transparentes, estrutura fantástica, shows típicos, cursos de morritos e outras coisitas mas.
Dá vontade de não sair de dentro do hotel, mas vença a tentação! Vá conhecer a vida lá fora, tem muito o que fazer em Varadero.
1 – Mercado de artesanato
Faça sua primeira parada no gaste alguns CUCs – afinal, você não é de ferro – siga pelas ruas, observando as casas, as pessoas, as lojinhas.
2 – Saborear a melhor Piña Colada da cidade
Parada obrigatória, não deixe de passar no El Cubanito, I Avenida com Calle 51, e saboreie a melhor Piña Colada da cidade.
Servida dentro de um abacaxi, com direito a comer o abacaxi, simplesmente fantástica. Prove também, no El Cubanito, uma deliciosa água de coco com Run.
Isto tudo, num ambiente de jardim muito agradável e, tendo sorte, se não estiver ocupada por outro turista, desfrute seus drinks numa romântica cadeira de balanço.
A casa pertence ao Sr. Hermann, um alemão que se casou com uma cubana e viveu 12 anos vendo-a duas vezes ao ano, quando voltava a Cuba.
Sua filha, Mabe, é a autora dos drinks, família muito simpática e de ótimo papo.
3 – Museu de Varadero
Uma antiga e enorme casa de 3 pisos, toda de madeira. Uma ampla varanda rodea todo o 2º andar, permitindo uma bela vista para o mar.
Pertencia a um rico morador da cidade. Seus móveis e porcelanas antigas, cristais da Bohemia, encantam com a beleza da antiguidade.
Expõem alguns fósseis e esqueletos, comprovando que Varadero é um sitio arqueológico com mais de 1.000 anos.
Numa das salas está um lindo e antigo piano, no qual um funcionário do museu nos brindou, tocando e cantando, Amada Amante, de Roberto Carlos.
Os cubanos gostam muito das músicas e dos cantores brasileiros.
4 – Parque Josone
Outro lugar que precisa parar e passar um tempo é no Parque Josone, lugar muito aconchegante.
Possui um grande lago onde você pode desfrutar de um passeio de pedalinho ao redor do parque.
Dentro do parque tem alguns lugares para comer, que vale a pena, para poder ficar ainda mais tempo apreciando a beleza do lugar.
Onde comer em Varadero
Boa opção é escolher um dos restaurantes e bares localizados no Parque Josone.
Ao redor do lago estão 2 restaurantes: El retiro cozinha internacional com ênfase em frutos do mar e o Dante, cozinha italiana, ambos localizados em casas da década de 20.
Optamos pelo Dante e por brusquetas acompanhadas por um Rioja, Faustino VII, 2008.
Você encontra ainda um Bar que oferece os diversos coquetéis cubanos e o La Gruta del Viño.
Minhas impressões sobre Varadero
Depois de 3 dias em Varadero, entendemos o porquê de os cubanos de Havana se irritam com o local.
Varadero é uma cidade totalmente diferente da capital, Havana. Possui lindos hotéis e resorts, produção turística esplêndida!
Mas, o povo cubano só tem acesso a essa infraestrutura se for empregado de um dos hotéis. Situação muito injusta! já pensou você não ter acesso às praias do seu próprio país???
Enquanto essa desigualdade persiste, e espero que finde muito em breve, você pode desfrutar dos encantos de o que fazer em Varadero. De suas lindíssimas praias e de belos pôr-do-sol.
Você já visitou Cuba? Qual foi sua experiência? Registre aqui nos comentários para ajudar os que ainda vão lá.
E se você ainda não conhece, insira nos seus planos, pois vale a pena verificar com seus próprios olhos!!! Vá conhecer.
Quer conhecer sobre outros lugares de Cuba? A Renata do Blog Inda vou Lá tem dicas do que fazer em Cuba em 7 e 10 dias
A beleza natural das praias de Varadero Cuba encantam, mas também toda a beleza construída, nos hotéis e resorts encantam os olhos!
Você pode gostar também:
Deixe seu Comentário