Quando você passa um tempo prolongado em um país, você percebe situações e aprende coisas do cotidiano, que passam despercebidas quando se faz uma visita rápida. Foi exatamente o que aconteceu comigo, na viagem a Portugal dicas práticas foram surgindo no dia a dia, durante os três meses que passei no país, visitando de Algarve até Arcos de Valdevez, do sul ao norte.
Leia também O Que Fazer em Porto Portugal, Roteiro
Sumário
- Viagem a Portugal dicas práticas
- DICA 1: evite viajar a Portugal em agosto!
- DICA 2: reserve carro com antecedência, sem IOF
- DICA 3: prepare-se para dirigir na Europa
- DICA 4: use aplicativos Waze, Google Maps
- DICA 5: estimativa mensal de gastos 2 mil euros
- DICA 6: abra conta no N26 e no Wise e peça cartão de débito
- DICA 7: nº celular cadastrado na conta seja do chip atual
- DICA 8: conheça os lugares caminhando, ajudada pelo Google Maps
- DICA 9: valide sempre o seu ticket de metrô e trem
- DICA 10: compra antecipada ticket trem é mais caro
- DICA 11: viajar de ônibus pode ser mais barato que trem
- DICA 12: coma bem, economizando
- Conclusão
Viagem a Portugal dicas práticas
Essas dicas práticas, parecem questões sem importância, mas no dia a dia, conhece-las faz muita diferença e diminui os perrengues, rsrs. São essas dicas práticas que eu vou compartilhar com você, neste post. Algumas delas podem até lhe abrir os olhos, ajudando em viagem à outros países. Espero que a minha experiência seja útil pra você.
DICA 1: evite viajar a Portugal em agosto!
Qual a melhor época para visitar Portugal
Vou começar a nossa conversa lhe contanto o que aprendi, na prática, sobre a melhor época para visitar Portugal.
Eu tinha uma passagem emitida por milhas, para viajar a Portugal em 2020, que infelizmente foi cancela face à pandemia de Covid 19. Em 2021 o cenário estava ainda bem ruim e nem pensei em ir.
Só mesmo depois de primeiro trimestre de 2022, quando eu já havia tomado todo o esquema de vacina contra Covid 19, inclusive com reforço, e o cenário nacional e internacional estava bem mais calmo, que resolvi manter contato com a TAP para remarcar minha passagem.
Minha intenção era viajar até a segunda quinzena de maio, mas não consegui vaga. Consegui marcar somente para dia 19 de junho/22. Como diz o ditado, “quando não se tem outra solução, solução está dada” e lá fui eu para Portugal, numa nova experiência de nomadismo digital, de três meses. Isto significava uma temporada de junho a setembro.
Como meus planos eram uma roadtrip (de carro) de Lisboa, Algarve e Alentejo e depois, usando outros meios de transporte, visitar cidades até o norte de Portugal, significava que estaria no Alentejo, uma das regiões mais quentes do país, em pleno Agosto.
Resolvi também dar uma esticadinha a Mérida, na Espanha, perto da fronteira com Elvas, no Alentejo, região também muito quente, talvez até mais quente que Portugal.
E, preciso lhe dizer, que os dias em agosto são muito, mas muito quentes. Peguei temperaturas acima de 40ºC, o clima, muito seco, o que agrava o calor. E para piorar, aconteceram muitas queimadas na região, piorando ainda mais a sensação de calor e dificuldade de respirar.
Além do calor, o mês de agosto é o mês de férias na Europa e visitantes de toda a parte da União Europeia vão a Portugal veranear. Sem dizer que brasileiros também gostam de visitar o nosso país irmão, em julho.
Com isso, além do número de pessoas aumentar muito nas regiões turísticas, levando a filas para as atrações, os preços de hospedagem e restaurantes aumentam, encarecendo sua viagem.
Se você não gosta de muito frio e nem calor demais, assim como eu, sugiro escolher da segunda quinzena de abril até junho, e da segunda quinzena de setembro a outubro ou primeira quinzena de novembro.
Mas tudo sempre tem seu lado bom, não é! Os dias em julho e agosto são muito longos, o por do sol acontece entre 2o e 21 horas, o que lhe dá muito mais tempo para passear e visitar os lugares. Fica então as informações para que analise e decida o que é melhor pra você.
DICA 2: reserve carro com antecedência, sem IOF
Como reservar carro e se preparar para uma roadtrip, em Portugal
É importante antes de viajar tomar algumas providências, especialmente se vai dirigir, como garantir o veículo que deseja, estudar um pouco os trajetos, montar seu roteiro, verificar as distâncias entre cidades que pretende viajar, identificar aplicativos que poderão lhe ajudar na viagem.
O bizu é reservar o carro com antecedência, ainda no Brasil. Os valores aumentam quando a viagem está muito próxima, é a lei da procura e demanda! Sugiro usar plataforma que agrega várias locadoras para que você tenha maior oferta e possa encontrar o tipo de carro que precisa, com o melhor preço.
Outra vantagem é que poderá pagar em reais, usando seu cartão crédito nacional, sem pagar os 6,33% de IOF. Você ainda poderá parcelar e, usando seu cartão de crédito, juntará pontos para trocar por milhas, para sua próxima viagem!
Eu sempre uso a Rentcars para aluguel de carro, de quem sou afiliada. Já tenho muito experiência em alugar carro, tanto pra usar no Brasil, como nos EUA e Europa, com total qualidade na prestação de serviços. Ah, e se você usar o meu link, você não paga nada mais pelo serviço, pode receber promoções de desconto e ainda nos ajuda a manter a atualização do Sentidos do Viajar.
DICA 3: prepare-se para dirigir na Europa
Em Portugal você pode dirigir somente com sua carteira de motorista brasileira. Eu preferi, para ter mais segurança e até porque poderia surgir alguma oportunidade de dirigir em outro país, fazer a Permissão Internacional Para Dirigir (PID). Permite dirigir em mais de 100 países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário, firmada em Viena, em 1968. Tem validade de três anos ou até o vencimento da sua CNH.
Acabou que dirigi em Portugal e Sardenha, na Itália. Não fui parada em nenhum momento, praticamente não usei a PID (nem a CNH, rsrs), mas sempre é bom você estar seguro num país estrangeiro. Sabe como é, você pode se envolver em acidente, pode enfrentar situações não previstas, eu prefiro pecar pelo excesso.
Para fazer a PID você agenda pelo site do Detran de sua cidade, paga uma taxa, em torno de R$300,00. Cheque a validade de sua carteira de motorista que precisa estar vigênte.
Não sei se você sabe, mas na Europa, não é comum se usar carro automático. Assim, quase a totalidade dos carros para locação, são mecânicos. O aluguel de carros automáticos são muito mais caros que os mecânicos, tipo três vezes o valor, não vale a pena, pelo menos para o meu bolso, rsrs.
Então se você estiver acostumada a dirigir carros automáticos, vale dar uma praticadinha antes, só para não ficar preocupada em pegar o carro, especialmente se você estiver sozinha, como eu estava, sem ninguém pra dar apoio, kkk
Outra dica de viagem Portugal ou Europa, de maneira geral, é que você mesma deve abastecer seu carro. Logo que cheguei a Lisboa, recebi do Miguel da @magnetotours uma super dica. Dentro das cidades, sempre abastecer em postos de supermercados, os preços são sempre menores que os postos gerais, e comprovei na prática que é assim mesmo.
Além disso, você tem que aprender a abastecer o carro na Europa:
- saiba qual o tipo de combustível o carro que alugou, usa (isso é fundamental, porque eles tem variados tipos)
- estacione em frente à bomba de gasolina livre
- abra o local onde se coloca o combustível
- pegue a mangueira do combustível usado pelo seu carro
- ajuste o bocal da mangueira ao orifício do combustível, no carro
- pressione a alavanca até o final, eu precisei usar as duas mãos, é muito duro
- deixe o combustível correr até o automático ou chegar ao valor que você quer pagar
- solte a alavanca e recoloque a mangueira no lugar
- feche o local de entrada do combustível
- veja o número da bomba que vc abasteceu
- vá até a guarita onde fica o cobrador (no mercado) ou vá à lojinha do posto
- informe o número da bomba que abasteceu
- faça o pagamento
DICA 4: use aplicativos Waze, Google Maps
Para dirigir nas cidades ou mesmo para pegar a estrada para ir de uma lugar a outro, eu usei o tempo todo o Waze. Escolhi este aplicativo porque estou mais acostumada, já uso em Brasília. Você pode usar também o Google Maps, inclusive porque este mostra os caminhos com pedágio e sem pedágio para você escolher.
Lembre-se que as auto estradas, que cobram pedágio, são mais largas, com pista dupla e sem quase curvas, tem atendimento em caso de acidente, portanto bem mais seguras, embora os pedágios possam pesar um pouco no bolso, se você vai viajar de carro para vários destinos.
As estradas vicinais são todas de mão dupla e mais estreitas. Passei por algumas que me parecia nem caber dois carros, e se for lugares de serra, tem muitas, mas muitas curvas mesmo, sofri bastante no Alentejo. Então avalie o que é melhor pra você.
Para encontrar as atrações turísticas, restaurantes, pontos de interesse, nas cidades e vilas, sempre usei o Google Maps. Muito mais fácil para localizar os lugares, lembrando que eu visitei praticamente tudo, a pé. O aplicativo dá alternativa de percursos e o tempo que vai gastar, em cada trajeto.
Construi previamente, no Google Maps, meus roteiros, inserindo os pontos de visitação em cada localidade. Então, acessava tudo pelo celular e ficava fácil saber as atrações próximas e definir os trajetos, a pé. Mas você pode também escolher os trajetos indo de bike, ônibus, carro, etc.
Se não tem experiência com estes aplicativos, teste-os na sua cidade, antes de viajar. É bom você se acostumar com eles, para ficar mais confortável o uso, pelos lugares que não conhece.
Leia também: Onde Ficar em Porto Portugal Hoteis
DICA 5: estimativa mensal de gastos 2 mil euros
Quanto dinheiro levar para uma viagem à Europa
Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Tenho que destacar que as despesas dependem muito do seu estilo de viajar, por exemplo, se você vai fazer todas as refeições em restaurante, se gosta de curtir gastronomia mais refinada, vinho e outras bebidas. Se vai comprar água, que por lá é mais cara que refrigerante, se sua hospedagem será mais, ou menos simples, só para dar uma ideia de algumas variáveis.
Ah, e a dica que dão por aí que na Europa você pode pedir água da Casa, isso não funciona em Portugal, eles não servem água da casa e nem entendem essa pergunta, mesmo falando tap water, eu fiz o teste! Água por lá é cara, vale mais você pedir uma taça de vinho da Casa, a maioria é bem tomável (para quem não é muito exigente).
Outra questão é, se você vai sair do Brasil com todas as passagens, entre cidades e países, já compradas; se os hotéis já estiverem reservados e pagos; se o carro já estiver reservado, como falamos acima. Os pagamentos durante a viagem diminuirão muito.
Embora eu mesmo planejo minhas viagens, não gosto de fazer tudo muito rígido e fechado, para me dar mais liberdade. Também nesta viagem a Portugal, eu tinha desenhado o geral de meu roteiro, mas fui fechando aos poucos as cidades, hospedagens e transportes. Isto me exige pagar estas despesas, durante a viagem.
Minha base de gastos para uma viagem de 30 dias é de 2 mil euros, assim me programei para o período de 90 dias que estaria na Europa. Mas veja a dica do próximo item, a grande sacada é que você não precisa levar tudo em espécie.
DICA 6: abra conta no N26 e no Wise e peça cartão de débito
Quais as melhores alternativas para pagar suas despesas em Portugal e na Europa
Como já mencionei, eu não indico pagar nada na Europa com seu cartão de débito ou crédito brasileiro, porque pagará o IOF de 6,38% sobre a compra. Não vale né gente! Então vai aí minha contribuição de como se organizar para compras e pagamentos para sua viagem a Portugal dicas práticas e também vale para viagens em toda a Europa.
Você sempre deve levar um pouco de dinheiro em espécie para despesas pequenas e para usar em estabelecimentos que não aceitem cartão, como os pequenos restaurantes ou tascas. Mas, aprendi neste viagem mais longa, que o melhor é ter cartões que lhe permita pagar as despesas sem ter que carregar muito dinheiro em cash. Aliás, quase na maioria das vezes eu nem chegava a usar os cartões, fazia o pagamento por aproximação do celular.
A princípio, quando estava me planejando para viajar três meses por Portugal, programei levar dinheiro em espécie. Isto me fez juntar uma quantidade grande de cédulas, criando muito volume. Com isto, me gerou dois problemas: o próprio volume que teria que levar no corpo, ficando um tanto visível, e andar com todo este montante durante viagem de um lugar a outro.
No trecho que fiz de Algarve e Alentejo, de carro, planejei visitar pelo menos duas cidades menores até chegar às cidades maiores onde me hospedaria. Isto significava que teria que visitar estas cidades, carregando no corpo, todo o meu dinheiro. Tudo bem que Portugal é um país seguro, mas a gente não pode dar bobeira né!
Eu já tinha aberto conta no Wise para fazer a transferência de valores da minha conta brasileira, convertendo para o euro, no dia em que o câmbio estivesse melhor. Pedi também o cartão de débito para fazer saques e pagamentos.
Então surgiu uma excelente alternativa, sugestão da minha irmã e sobrinha, que já tinha morado em Portugal. Na véspera da viagem, ainda no Brasil, abri uma conta no banco alemão, online, N26. Escolhemos este banco porque a exigência de documentação eram dados pessoais, cópia eletrônica do passaporte e endereço para envio do cartão de débito, que também pedi.
Eu tive muitos problemas no uso do Wise para pagamentos online e o pior é que não dão nenhum suporte. O atendimento é péssimo, os canais de comunicação não funcionam e você tem que ir descobrindo tudo sozinha, pesquisando na internet. Passei por vários perrengues a ponto de perder uma hospedagem porque não consegui finalizar o pagamento. Somente os primeiros saques do mês são gratuitos e você tem limites de saque, assim como para compras.
Recomendo usar Wise só para converter do real para a moeda estrangeira. Para transferência de dinheiro da sua conta do Brasil para o Wise e converter para a moeda que precisar. Para isto é ótimo, pois lhe permite inclusive acompanhar o câmbio e aproveitar a melhor taxa conversão. Do Wise, você transfere para o banco N26.
Sem sombra de dúvida, o melhor para comprar, pagar, reservar, sacar é o N26. O aplicativo deles é super fácil, o atendimento é fantástico e ágil. Você faz tudo pelo aplicativo. Se quiser falar é só ir no bonequinho à direita, acima, e ao ser atendido pelo robô, escreva “human” que rapidamente, vc é atendida por uma pessoa que se comunica, por escrito, em inglês, dando-lhe tempo de usar um tradutor, caso seu inglês não seja muito bom.
Você pode estar me perguntando por que não abrir uma conta em banco português, o que seria muito mais simples né. Os bancos portugueses exigem o NIF, tipo o nosso RG, para a abertura de conta. O que não é difícil tirar, mas exige tempo. Veja como tirar o NIF em Portugal, neste artigo do blog Cinco Cantos.
DICA 7: nº celular cadastrado na conta seja do chip atual
Independente do cartão que vai usar, um detalhe é muito importante. Garanta que seu cartão esteja conectado com o número certo do chip que está usando. Este também foi um grande aprendizado desta viagem. Quando você abre a conta do banco, geralmente você dará o número do seu celular, claro porque é o que você faz uso regularmente.
Mas tem uma questão, quando você chega ao destino, você vai instalar seu chip de dados, que comprou no Brasil ou no próprio local. E os problemas começam, suas compras serão negadas. O sistema financeiro, por segurança, para finalizar a compra, envia um código por SMS, para seu número celular cadastrado. Com a troca do chip no celular, não será mais o mesmo número que está sendo usado no celular e a compra não será concluída.
Então, é super importante que, ao trocar o chip do celular, vá ao aplicativo e se informe como fazer a troca do número de celular, inserida no cadastro, para que possa receber o SMS e conseguir finalizar suas compras.
Leia Também: Onde Comer em Porto Portugal
DICA 8: conheça os lugares caminhando, ajudada pelo Google Maps
Quais as alternativas de transporte nas cidades/vilas/aldeias/
Caminhando: minha opção principal é andar a pé! Caminhar, além de ser um ótimo exercício, permite conhecer melhor a cidade, aprender novos caminhos, ver a vida como ela é, no cotidiano dos locais. Caminhando, você descobre coisas novas, não turísticas.
Eu usei o tempo todo o Google Maps para me locomover nas cidades, aldeias e vilas. Estive sempre com o celular na mão, e via que a maioria das pessoas fazia o mesmo.
Outra questão a ser observada para uso do aplicativo nas cidades e vilas, é a questão da segurança, pois você estará usando seu celular o tempo todo, na mão, para acompanhar o trajeto. Foi muito tranquilo usar o celular em todos os lugares que visitei em Portugal, em Mérida e na Sardenha, mas essa segurança não existe em muitas cidades europeias, verifique isto antes.
Acho que Portugal é um lugar bem seguro para que possa fazer isso, mas esteja sempre atenta, também não vai dar bobeira, observa os lugares, segure firme seu celular e se pressentir perigo, guarde-o.
Eu acho que não tem forma melhor de andar pelas cidades usando o aplicativo Google Maps. Lembra de marcar na parte de cima, o bonequinho que está andando, para que o aplicativo entenda que você fará o trajeto a pé. Fica muito mais fácil você chegar aos lugares e também terá estimativa do tempo que gastará no percurso.
Eu ainda preparei antecipadamente, no Google Maps, os pontos turísticos que queria visitar em cada local, isto facilitou muito montar o que visitaria em cada dia, optando por atrações que estavam próximas ou na mesma região. Você faz o mapa no computador, mas abre pelo celular e pode se guiar por aí.
DICA 9: valide sempre o seu ticket de metrô e trem
De metrô: outra forma de visitar os lugares, principalmente os mais distantes, nas cidades maiores, é de metrô. As cidades de Lisboa e Porto, têm metrô. A primeira coisa a fazer é baixar a planta das linhas do metrô na cidade e estuda-la. Verifique a estação que está mais perto de você e de onde você está hospedada, esta será sua referência. Depois consulte qual a linha que lhe leva à atração que deseja visitar.
Atenção para entender bem como funciona o sistema de metrô. Na sua primeira viagem, ao comprar sua passagem, você recebe um cartão, guarde-o porque pode usá-lo para todas as demais viagens, basta, a cada viagem, carregar seu cartão com o valor do próximo trajeto.
No Porto, a cidade está dividida em zonas e, ao carregar seu cartão, precisa marcar a zona para onde vai. Ao lado do totem de compra do bilhete, sempre tem um mapa especificando as zonas. Esteja atenta, porque se marcar a zona errada e for pega, pagará multa.
Outra coisa que não pode esquecer é de validar o cartão do metrô. Próximo de onde comprou o bilhete terá um totem onde precisa aproximar o cartão para validar. Se for pega sem validar, também será multada e os valores são altos, podem chegar a quase 200 euros.
Caso vá usar muito o metrô, pode ser interessante comprar o Cartão (Andante) que você carrega até com 40 viagens, se informe nas estações principais. Não usei porque gosto mesmo é de caminhar.
DICA 10: compra antecipada ticket trem é mais caro
De trem: Portugal é bem servido com trajetos de trem (comboios). A única região que achei pouca opção, foi no Alentejo, que não existe alternativa para as cidades menores. Outra importante questão em viagem a Portugal dicas práticas é como economizar na compra de passagens de trem.
Para consulta de trajetos, horários diários e compra de bilhete, acesse a Comboios Portugal – CP , é mais fácil o uso pelo computador, mas vale baixar o aplicativo para seu smart phone,, também.
Eu descobri um bizu bem na prática mesmo. Um dia entrei na página da CP pra procurar uma passagem para Braga, eu estava em Porto. Cliquei no menu Consultar Horários, havia muitos horários, praticamente a cada meia hora, a maioria no valor de €3,25, mas chegando até €20,80. Variava as legendas do tipo de transporte: U – Urbano; IR – InterRegional; AP – Alfa Pendular e IC – Intercidades. Então optei por um horário conveniente e com preço mais baixo.
Marquei no menu, Comprar Bilhetes, só apareceram uns quatro horários, com os valores mais altos. Fiquei sem entender, porque os outros que havia visto não apareciam. Percebi que todos os horários no transporte U – Urbano não eram permitido compra antecipada.
Para compra destes bilhetes, que são a maioria e mais baratos, somente na hora, indo ao guichê da estação de trem. Me lembrei que paguei, em 2019, uma passagem que comprei ainda no Brasil, para o mesmo trecho, que paguei €32,00 e a ficha caiu!
Aprendi que para bilhetes de trem, não é melhor se antecipar a compra do bilhete, a não ser que você não possa correr risco nenhum de não sair naquele horário.
O que recomendo é que escolha o horário que quer viajar, identifique se tem outro, também mais barato, em horário próximo, caso ocorra algo que se atrase pra chegar à bilheteria, enfrente longa fila ou outro problema. Chegue na estação com pelo menos 40 minutos de antecedência, e compre na hora, seu bilhete.
A outra grande dica é não esquecer de validar o bilhete de trem, antes de entrar no vagão. Logo no início da viagem, passará o fiscal e lhe multará e é alta, podendo chegar a €200,00.
Fique atenta também nas promoções da CP, existem valores com desconto para quem compra com antecedência. Então, o segredo é pesquisar!
DICA 11: viajar de ônibus pode ser mais barato que trem
De ônibus: nós brasileiros temos uma relação nostálgica com os trens, eu mesmo me incluia nesta categoria. Sempre que podia, optava por viagem de comboio à ônibus. Claro que é um charme, é diferente pra gente, já que em nosso país, viagem de trem são muito poucas.
Mas viajando em Portugal, você tem que levar em conta os fatores: preço e tempo de viagem. Muitas vezes e, dependendo do destino, você encontra preços muito melhores para viagens de ônibus, com tempo de viagem também muito menor, além de que, muitas vezes, até em condições mais confortáveis. Por exemplo, quando fui comprar passagem de Porto a Lisboa, valia muito mais a pena ir de ônibus.
As empresas Flix Bus e Rede Express que atendem o pais têm feito promoções que chegam a €1,oo de Lisboa a Porto. Claro que não é fácil pegar uma passagem dessas, mas se ficar atento e comprar com bastante antecedência, pode pegar ótimos preços.
DICA 12: coma bem, economizando
Uma das melhores formas de economizar numa viagem a Portugal ou Europa é na comida. Primeiro de tudo, se você não reservou hotel com café da manhã, não tome o café no hotel, sempre é bem mais caro do que tomar num café na rua ou Boulangerie. Só para ter uma ideia, no hotel que fiquei em Lisboa, o café custava 9 € e em frente ou há uma quadra eu tomava um suco de laranja, café com leite, croissant por 4€.
Faça você mesma a sua comida, se estiver hospedada em um apartamento, claro. A forma mais barata de se alimentar é ir ao supermercado e comprar coisas para seu café da manhã (queijos, tapioca, ovos, iogurtes, frutas locais) e almoço, tem muita coisa pronta que basta esquentar. Compre galão de água e saia sempre com sua garrafinha abastecida.
Uma dica é comprar no Pingo Doce, um mercado português com preços menores. Lá você acha um iogurte grego de 500g, escrito Para Chefs, da marca Oikos, uma delícia! Mirtilo e framboesa têm preços muito bons e você pode comer com iogurte. Também têm um gaspacho (sopa fria de tomate) delicioso, vendido em caixa tipo de leite, que amei. Camarão GG pre cozido, 200g por 6€ é outra boa pedida para uma refeição especial.
Comprar vinho no supermercado é outra importante dica de viagem. Para o todo dia eu comprava o vinho Planalto, a 4€, vendido aqui no Brasil, por R$169,00 (vide Vivino). Outra dica, a cada compra de 40€ no Pingo Doce, você ganha 2€ em combustível.
Pode comprar também no supermercado Froiz, espanhol, lá você encontra vinhos, presuntos outros produtos espanhóis com bom preço. O Mercadona, também espanhol, Lecrerc, rede francesa e o Lidi, alemão, são outras opções.
Ir às feiras locais é não só uma atração para conhecer a cultura local, ver tudo que é produzido no lugar, como comprar com melhores preços, até mesmo mais barato que nos mercados. Eu sempre comprava queijos típicos, queijo da Serra da Estrela, frutas como cereja e outras.
Para o todo dia, procure comer em restaurantes para locais ou tascas onde geralmente oferecem um prato do dia. No Porto, eu amei a Tasquinha Zé Povinho, R. de Clemente Meneres nº36 com menu do dia a 7,50€ incluindo: pão, azeitonas e sopa, de entrada, um prato principal (feijoada a transmontana ou pescada à Zé do Pipo ou costeleta grelhada ou fígado acebolado), e uma bebida, podendo ser o vinho da casa, que tomei e não era ruim, e café.
Ainda no Porto, eu almocei várias vezes no Restaurante Gostos e paladares, Rua Sá da Bandeira, nº629, Santo Ildefonso. Um lugar frequentado por pessoas que trabalham nas redondezas. O prato custa 5€, tem umas dez opções, até bacalhau nas natas, está incluído.
Estas opções foram somente para lhe dar uma ideia de possibilidades, mas procurando, você vai achar muitos outros, onde se pode ter uma boa refeição, para o dia a dia, por cum valor muito em conta.
Conclusão
Ficar três meses em Portugal me permitiu perceber necessidades do dia a dia, que muitas vezes a gente não percebe quando é uma viagem rápida. Fui descobrindo aos poucos e aprendendo como lidar com essas questões cotidianas que parecem ser bobagem, mas na hora dá um certo desespero. Resolvi então, compartilhar, para ajudar você na sua viagem a Portugal dicas práticas, algumas delas até para outros países da Europa, que podem evitar que passe por alguns sufocos que passei.
Aproveita e ouve também o nosso Episódio 31, do Podcast Viajantes Bem Vividas, que conto um pouco mais dessa experiência, deixando lá outras dicas. Aproveita e ouve os demais episódios do podcast, todos sobre viagens, com roteiros, super dicas e experiências de nossos convidados.
Viajar é aprendizado, a gente tem que estar atenta a tudo, ao nosso redor, só assim a gente vai descobrindo como as coisas funcionam. Ou então pegar as dicas com quem já foi, vivenciou e aprendeu, rsrs
Leia Também
Sobre Portugal
O Que Fazer em Porto Portugal, Roteiro
Onde Ficar em Porto Portugal Hoteis
Onde Comer em Porto Portugal
Para Refletir
Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Efésios 3:20
____________________________________________________________________________________
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet OMeuChip e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
Deixe seu Comentário
Gostei muito das dicas, interessante para quem vai viajar para o exterior principalmente se for a primeira vez.
Obrigado pelas dicas!
Oi Fukuda, que bom receber seu comentário e seu Feedback, essa é nossa recompensa em escrever e compartilhar nossa experiência. Você tem razão, para quem viaja pela primeira vez à Europa, pode ser bem útil mesmo, tornar a viagem mais fácil e econômica. Apareça sempre por aqui para ver as novidades.
Grande abraço
Sylvia Yano
Adorei as dicas super preciosas!!
Obrigadíssima Ruth por ler nossa matéria e ter gostado e melhor ainda ter deixado um comentário, só assim a gente fica sabendo que cumpriu nossa missão!
Um prazer ter você aqui, passa sempre por aqui e também lá no podcast Viajantes Bem Vividas @viajantesbemvividas, para ver super dicas de viagem!
Bjos
Sylvia Yano
Adorei essas super dicas! Ja to anotando tudo pra organizar minhas proximas ferias!
Querida Leila, que alegria você estar lendo nossas matérias, e mais ainda por você está gostando.
Que tudo possa lhe ajudar a organizar a sua viagem.
Grande abraço com muito carinho
Sylvia Yano