Natal sempre tem gostinho de bacalhoada ou batalha de forno, não é? Pelo menos desde que me lembro, para os nossos jantares de Natal, minha mãe preparava este prato. E no almoço do dia 25 era uma delícia comer o que havia sobrado da noite anterior.
Tudo bem que tenho que ressaltar que naquela época minha mãe sofria bem mais para prepará-lo, passava de dois a três dias dessalgando o peixe e os pedaços de bacalhau não eram tão nobres. Nesta receita você vai ver que tem maneiras de facilitar a nossa vida!
Ah, e pela quase unanimidade de aceitação do prato, que ainda hoje é considerado sofisticado e também muito saboroso, pode ser feito em qualquer época do ano. vai super bem quando você quer fazer uma surpresa para alguém, comemorar uma data especial, ou mesmo se apresentar com esta delícia!
Então, vamos à receita e aprecie sem moderação, porque é mesmo delicioso. Você vai ver que é também de fácil preparo, o trabalho maior é cortar todos os ingredientes.
Porção: 8 pessoas
Veja também como preparar um Confit de Bacalhau
Sumário
Ingredientes para a Bacalhoada ou bacalhau ao forno
- 2 kg de bacalhau
- água fervente o suficiente
- 5 batatas grandes
- 3 cebolas grandes
- 1 pimentão amarelo grande
- 1 pimentão vermelho grande
- 1 pimentão verde grande (se gostar)
- 3 tomates grandes
- 6 0v0s cozidos descascados
- salsinha e cebolinha a gosto picadas (eu não coloco)
- 1 xícara de chá de azeite (200ml) de boa qualidade
- 10 dentes de alho, grandes
- 150g de azeitonas pretas sem caroço
- sal a gosto
Modo de Preparo da bacalhoada de Natal
Primeiro prepare o bacalhau. Dê preferência para comprar lombo de bacalhau dessalgado e sem pele. Esta a forma que dá menos trabalho e rende mais, além de ficar mais rico em pedaços maiores do bacalhau. Neste caso, tire seu bacalhau do freezer e coloque na geladeira, na noite anterior ao preparo.
Na manhã do dia seguinte, verifique se já descongelou. Caso ainda não tenha descongelado totalmente, retire da geladeira e deixe sobre a pia para acabar o degelo.
Veja como preparar um bacalhau com legumes e crosta de queijo
Dessalgando o bacalhau
No caso de ter comprado o bacalhau salgado, então precisará dessalgar. Coloque o bacalhau em água gelada, logo de manhã, dois dias antes de preparar. Deixe na geladeira. Troque pelo menos três vezes de água, durante o dia e antes de dormir, de novo. repita os mesmos passos no dia seguinte.
Preparando o bacalhau e ingredientes
- Coloque uma panela grande com bastante água para ferver, o suficiente para cobrir todo o bacalhau. Quando iniciar a fervura, insira todos os pedaços de bacalhau. Deixe ferver por 10 minutos. Retire da água com uma espumadeira e deixe numa peneira para escorrer bem a água que ficou nele. Deixe esfriar um pouco. Reserve a água onde aferventou o bacalhau.
- Descasque e corte as batatas em rodelas com 0,5 cm de espessura. Coloque na mesma água onde você aferventou o bacalhau e cozinhe por 5 minutos. Usando esta água, o sabor do bacalhau passará para as batatas. O objetivo é dar somente uma pré-cozida nas batatas, não deixe cozinhar totalmente porque o bacalhau de forno ainda vai ao forno né, rsrs.
- Volte ao bacalhau, que está escorrendo. Retire todas as espinhas de cada pedaço, tenha bastante cuidado para tirar tudo, evitando que alguém se engasga durante a refeição. Mesmo assim, sempre recomende que cada pessoa cuide na hora de comer, por mesmo vc tendo tido muito zelo em retirar as espinhas, pode ter ficado alguma coisa.
- Caso tenha comprado o bacalhau com a pele, é também neste momento, ainda morno o bacalhau que você retira a pele, somente puxando, sai fácil. Depois de frio ficaria bem mais difícil. Vale ressaltar que algumas pessoas gostam de deixar a pela, acham que dá mais sabor ao prato. Eu não gosto da pele, então fica a seu cargo decidir se deixa ou não a pele.
- Agora continue preparando o *mise en place, lave os pimentões e tomates, retire as cascas das cebolas e dos alhos.
- Ferva água e jogue, ainda bem quente, sobre os tomates. Deixe os tomates na água até que veja as peles começarem a se soltar. Retire a pele dos tomates, retirando-as todas. Em seguida, corte os tomates em fatias e retire as sementes. Deixe numa peneira escorrendo, e reserve.
- Deixe escorrendo as azeitonas.
- Corte em fatias os pimentões, amarelo, vermelho e verde, retirando as sementes e aquelas partes esbranquiçadas do interior, reserve.
- Corte em fatias os ovos cozidos
- Corte as cebolas em rodelas e reserve. Agora você está com o mise en place pronto para a montagem do prato de bacalhau ao forno
*mise en place: termo de origem francesa (pronuncia mizãn plass), significa colocar em ordem. Nada mais é do que preparar todos os ingredientes para que estejam prontos para o uso, na execução da receita.
Montando o Prato
Use um pirex transparente, retangular grande e fundo. Unte o fundo do prato com o azeite e vá colocando as camadas nesta ordem:
- fatias de batata
- fatias de cebola
- fatias de cada um dos pimentões
- pedaços de bacalhau. Não deixe o bacalhau se despedaçar, mantenha pedaços médios. Vá distribuindo os pedaços do bacalhau imaginando cada pedaço que será servido, garantindo que todos peguem bons pedaços do ingrediente fundamental.
- regue generosamente, com azeite
- fatias de tomate
- fatias dos ovos
- regue novamente com azeite
- coloque as azeitonas e os dentes de alho entre os espaços dos ingredientes. lembre também de garantir que cada pedaço a ser servido, ganhe seu bocado de azeitona e alho.
- pedaços de bacalhau e repita os passos até acabar seus ingredientes.
- garanta que as últimas camadas sejam dos pimentões, cebolas e tomates. Não deixes ovos e as azeitonas na superfície para que não fiquem ressecados.
- quando todas as camadas terminarem, regue novamente a parte de cima com azeite e cubra a travessa com papel alumínio
Levando ao forno a bacalhoada de forno
- aqueça o forno à 180 graus
- leve ao forno o pirex, por 30 a 40 minutos.
- antes de terminar o tempo, quando perceber que tudo está bem quente e quase totalmente cozido, retire o papel alumínio e deixe ainda no forno até o tempo acabar.
Prontinho!!! Sua bacalhoada também chamada de bacalhau de forno está prontinha para servir. Agora é só aguardar pelos elogios, e eles virão!
Harmonizando
O vinho verde harmoniza muito bem com a bacalhoada. Também o vinho branco seco e macio, de sua preferência. Nós harmonizamos com o Vinho Rosé Canindé, 2021, segunda safra da fazenda Ercoara Cordeiro e Vinho.
Um vinho produzido a partir da uva Syrah, colhida precocemente (155 dias de maturação), levando maior acidez e menor concentração de açúcar. Isso deu maior leveza ao vinho, equilíbrio na acidez e um teor de álcool de 12%. O Canindé, nome que faz homenagem à arara típica do Cerrado, tem coloração salmão quase cereja, aromas de cereja, tutti-frutti, morango, pêssego. Na boca, tem acidez pronunciada, bom equilíbrio de álcool, leve toque de tanino e no final, leve dulçor. Uma bebida bem agradável, harmonizando muito bem a bacalhoada. Destaco que para a descrição do vinho, tive ajuda do Rodrigo Sucena, Somelier da @ercoara_cordeiroevinho, até porque sou ainda uma aprendiz, rsrs.
Conclusão
Bacalhoada tem tudo a ver com celebrações, e para mim, não existe maior celebração que possa existir do que o Natal. Claro que neste dia o maior valor não está nas saborosas comidas, nos presentes e nem em estar com a família, mas sim, o infinito amor de Deus em nos enviar seu filho ao mundo, dando-nos o caminho da eternidade.
Mas junto à este reconhecimento e recebimento de Jesus em nossas vidas, o estar com a família e amigos é também um grande presente. E nada melhor do que podemos comer uma saborosa comida, juntos! A bacalhoada ou como quiser o bacalhau de forno, pode sim ser chamado de bacalhau de Natal, tem tudo a ver! Enjoy
Escrevendo agora esta receita, não consigo controlar a salivação. Mesmo só a memória do prato, estimula o meu paladar.
Veja também estas receitas de bacalhau
Deixe seu Comentário
Receita maravilhosa!!! Vou experimentar!!! Parabéns!!!
Oba Carla, fico feliz que gostou e mais feliz ainda que vai colocar na prática a nossa receita. Depois deixa aqui seu comentário de como foi preparar e como ficou o resultado.
Grande abraço
Sua amiga de 2022!
Sylvia Yano