Em 2015 eu visitei a Fazenda Ercoara e contei aqui no blog como foi conhecer uma fazenda de ovinos. O quão interessante foi aprender o manejo das ovelhas, ver o nascimento de cordeirinhos, vivenciar o campo.
Depois de 3 anos, retorno à Ercoara, com muitas novidades! Vou contar tudinho para você aqui. Tenho certeza que vai se encantar assim como eu e desejar vivenciar essa experiência! Foi um sábado totalmente diferente!
Sumário
- Onde fica a Fazenda Ercoara e como chegar
- A História da Fazenda Ercoara
- Ambiente e paisagem da Fazenda Ercoara
- Quais são as novidades?
- Período de atividade
- E como é essa “Experiência na Fazenda”?
- Minhas Impressões na Fazenda Ercoara
Onde fica a Fazenda Ercoara e como chegar
Está a 90km da rodoviária de Brasília, no município de Cristalina e 74km do balão da ESAF. Você percorrerá 68 km de asfalto e 6km de estrada de terra para chegar à fazenda.
Se quiser guiar-se pelo aplicativo Waze, procure por Fazenda Ercoara – GO.
Dica SDV: imediatamente após a divisa de Brasília com Goiás, os sinais de celulares não funcionam, à exceção da Vivo. Assim, baixe o trajeto no Waze antes de sair de casa. Abaixo segue também um mapa que facilitará seu trajeto.
Mas vamos lá, às explicações! Para chegar na Fazenda Ercoara, saindo de Brasília, a dica é:
Você verá, à sua direita, uma grande placa “Whermann”, ainda não é essa, rsrs. Continue em frente. Quando avistar, perto de uma antena grande de celular, também à sua direita, uma segunda placa com o mesmo nome (preste atenção, pois esta é menor), saia do asfalto e pegue, à direita, a estrada de terra.
Você vai parar na portaria da fazenda Whermann”. Informe que vai para a Fazenda Ercoara. Seguirá mais 6 km em estrada de terra.
Neste trajeto de terra a dica é seguir as estacas com pontas pintadas. Siga o código, kkkk
- pontas pintadas em azul – vire a direita
- pontas pintadas em roxas– vire a esquerda
Depois deste trecho passará por 2 porteiras até a entrada da Fazenda Ercoara e sua experiência de ecoturismo estará começando!!!
A História da Fazenda Ercoara
Há 17 anos o veterinário Erbert Correia de Araújo (Bebeto) e proprietário da fazenda, cria ovinos de corte e vende para a região. Buscou na Austrália e outros centros importantes, tecnologia para que as ovelhas possam gestar de 2 a 3 cordeiros por gravidez, aumentando a produtividade.
Implantou um método de manejo das ovelhas que permite registro individual e acompanhamento detalhado de cada uma delas, garantindo a qualidade da gestação e o desenvolvimento dos cordeiros.
Os cordeirinhos são abatidos, em média, com 5 meses, de forma a oferecer plena qualidade da carne. Razão pela qual, o produto da Fazenda Ercoara é reconhecido e demandado, na região.
Ambiente e paisagem da Fazenda Ercoara
Às margens de uma vereda que demarca o limite da Fazenda, formada por 8 nascentes, compõe a lindíssima paisagem da fazenda! Palmeiras de buritis, muita vegetação, dando a predominância verde ao local, tucanos, araras e outros pássaros sobrevoando, céu do cerado, sempre muito azul. Tudo é encantamento e faz seus olhos, corpo e alma, captarem a beleza da natureza, dando-lhe sensação de prazer e relaxamento.
E, cuidadosamente, criaram um ambiente muito aconchegante e acolhedor para lhe receber, sem deixar de se bucólico. Digo até que bem romântico!
Quais são as novidades?
A Fazenda Ercoara está com um novo projeto que une ecoturismo, manejo de ovelhas e enogastronomia.
No início de 2017, o proprietário decidiu que precisava inovar! Começou ali a conceber um novo sonho!
E como dizia Raul Seixas: Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade! Uniu-se a seu irmão Eric Araújo e ao concunhado Rodrigo Sucena e iniciaram o projeto para oferecer uma “Experiência na Fazenda“.
- Primeiro passo foi adquirir ovelhas leiteiras para a produção de iguarias feitas com o leite, como queijo e doce de leite.
- Segundo passo foi buscar conhecimento especializado para a produção de queijos artesanais e vinho. Se aprofundaram na técnica de dupla poda, para produzir vinhos de colheita de inverno, que se adequam ao solo e clima do Cerrado. Iniciaram a preparação da terra e o plantio das mudas, em 2018 . Estimam que em 2 a 3 anos os vinhos já serão produzidos na fazenda.
- Terceiro passo foi estruturar um cardápio enogastronômico, harmonizando vinhos de colheita de inverno, com cordeiro e seus derivados. Inicialmente, até que tenham sua própria produção, os vinhos vêm de vinícolas parceiras, que usam a mesma metodologia.
- Quarto passo foi testar o modelo, oferecendo a experiência completa, para um círculo restrito de amigos e conhecidos, realizado, ainda, em 2017.
Testado o modelo, feito os ajustes, estavam prontos! Lançaram seu empreendimento, nesta temporada de 2018!
Curiosidade: Sabe o porquê da colheita de inverno? É a época quando as características do clima, na região brasileira – amplitude térmica, insolação e ausência de chuvas – é semelhante ao das grandes regiões vinícolas do mundo.
Período de atividade
Fique atento e acompanhe-os no @ercoara_cordeiroevinho para saber quando eles “abrem as porteiras da fazenda para você vivenciar essa experiência”, pois só funciona na época da seca.
Geralmente iniciam as atividades no mês de junho ou julho e seguem realizando até outubro. Sempre os eventos ocorrem aos sábados, iniciando as atividades as 10h30.
E como é essa “Experiência na Fazenda”?
Conheça a Programação
Este será um dia de muitos aprendizados e vivências. Os seus 5 sentidos serão estimulados, o tempo todo. Esteja aberto e atento aos detalhes. Não perca nadinha! Você passará por uma experiência que fará parte de suas memórias de vida!
Boas Vindas
Logo na chegada, as 10h30, a família recebe você com as boas vindas, orientando sobre como se acomodar e os próximos passos. São servidos água, suco e algum petisquinho só para começar a aguçar seu paladar!
Dica SDV – aproveite e vá ao banheiro, não só para fazer suas necessidades fisiológicas depois da viagem, rsrs, mas para ter sua primeira experiência – olhe para o espelho e veja o que verá refletido, além de você mesmo, kkk – me diga nos comentários abaixo o que achou e sentiu dessa visão!!!
Visita ao aprisco
Em seguida, por volta das 11h, você vai ouvir um pequeno relato da história da fazenda e visitar os apriscos. Essa será a sua segunda experiência – maravilhosa!!!
Ver como funciona a ovinocultura é muito interessante. Onde é guardado o rebanho, como é alimentado. Ver as ovelhas e seus cordeirinhos andando juntos, o som do rebanho, os cordeirinhos mamando.
As crianças poderão dar mamadeira para os cordeirinhos, vocês poderão pegá-los no colo. Este contato com os animais é muiiiiito interessante, são meigos e dóceis.
Se tiver sorte vai poder assistir algum cordeirinho nascendo, é lindo!!! Veja meu relato neste post Um dia na fazenda. Observe como os recém-nascidos agem imediatamente ao parto, com quanto tempo eles andam, mamam. Pergunte sobre como conseguir partos gemelares. São muitas informações novas, você vai adorar!!!
Almoço enograstronômico em 5 etapas
Esta será sua terceira experiência.
Almoço das crianças
Para que você possa curtir profundamente sua experiência enogastronômica, se tiver crianças, dará o almoço para elas antes dos adultos, às 12h. Assim elas terão sua dedicação completa e depois, você terá tranquilidade para saborear os pratos gourmet.
É oferecido um menu kids composto de arroz, legumes salteados (abobrinha, cenoura, tomate e ervilha) e picadinho de chef.
Oficina para as crianças – experiência especial para os pequenos
Ao final do almoço das crianças, em torno das 12h30, elas são levadas, pela recreadora, para participarem de uma oficina na fazenda, só para elas! E você, vai saborear seu almoço!
Imagina que show, os pequeninos vivenciarem a produção de queijo de ovelha ou a tosquia desses animais! Com certeza será marcante para essas crianças, que na maioria, conhecem os bichinhos só pelas telinhas, não é?
Almoço dos adultos
O menu adulto, como já falamos, é comporto por 5 pratos, preparados com produtos de ovinos, harmonizados com vinho de colheita de inverno. Estes provenientes, por enquanto, rsrs, das Vinícolas Casa Verrone, Primeira Estrada, Guaspari, Luiz Porto, Maria Maria, Serra das Galés (Vinho Muralha). Sempre haverá 4 rotulos de algum desses produtores na harmonização.
O prato principal é o cordeiro assado no fogo de chão, ficando cerca de 4 horas, no mínimo, assando. Tudo muito devagar para que a qualidade seja garantida.
Vou lhe dizer, você não imagina o sabor que fica essa carne! Seu tempero é somente com sal grosso e fica muito, mas muito mesmo, saborosa, macia e suculenta!!!!
O responsável por essa viagem gastronômica pelos sentidos e quem criou o menu é o Chef Rafael Schultz, que aprendeu a cozinhar em casa, com os pais, ainda criança. Despertada a paixão pela gastronomia, decidiu se especializar. Formou-se em Gastronomia pelo IESB, em Brasília. Sua trajetória inclui renomados restaurantes da capital, como o Trattoria da Rosário e Dudu Bar. Hoje, atua em eventos privativos e dedica-se à gastronomia sustentável.
Rafa, como é mais conhecido, traz experiência e criatividade que permite a combinação de sabores, texturas e beleza, especialmente pensados para lhe surpreender – E conseguiu!
O Menu e a harmonização
1 – Primeiro prato – Salada caprese com queijo de ovelha, regado com vinagrete de quatro ervas. Vinho Guaspari, Syrah Rose, 2016 (50ml).
2 – Segundo prato – Tríade de bolinho de banana da terra com cordeiro; bruschetta de hortelã com queijo de ovelha e pastel assado recheado com creme de baroa e salame de cordeiro. Vinho Casa Geraldo, Syrah, 2015 (50ml).
3 – Kafta com creme zabaione de queijo de ovelha, curado. Vinho Vale da Pedra, Syrah, 2016 (50ml).
4 – Cortes selecionados de cordeiro assado no fogo de chão com duchesse de abóbora e queijo fresco de ovelha. Vinho Muralha, 2016 (50ml).
5 – Sobremesa: Cheesecake de queijo e doce de leite, ambos de ovelha.
Lembrando que todos os queijos e derivados de leite, carnes e salames de cordeiro são produtos da Fazenda Ercoara!
Você não gosta de cordeiro?
Caso você não goste de cordeiro, pode ser substituído os cortes de cordeiro do prato principal por filé. Mas, sinceramente, minha recomendação é você provar do cordeiro.
Muitas pessoas têm prevenção com essa carne, geralmente devido à alguma experiência anterior de ter provado de uma carne seca, dura e com cheiro e gosto forte. Sabe o porquê disso? Erro no manejo do animal, carne de ovelha velha e preparo incorreto do prato.
Esse é o cuidado da Fazenda Ercoara, o cordeiro é tratado com todo a técnica de manejo, na sua alimentação, vacinação e abate. Abatido ainda com carne bem tenra é preparado com toda uma técnica para que fique muito saboroso e macio.
Eu mesma, há muito tempo, ainda quando morava no interior do Paraná, me aventurei a comprar um pernil de cordeiro e preparar. Quando fomos comer, era a mesma coisa que comer lã, um gosto horrível. Nunca mais havia provado cordeiro, até conhecer a Fazenda Ercoara. Hoje sou uma grande apreciadora dessa carne e provo pelo mundo a fora!
Demonstração do pastoreio com cão da raça Border Collie
Outro show e sua quarta experiência. Lá pelas 15h, depois de dar uma descansadinha pós almoço, aproveitando do aconchego da fazenda e das redes, vai vivenciar o trabalho do pastor de ovelhas e seu cão pastor. Bebeto – o pastor de ovelhas, conduz os animais do aprisco para o campo, com a colaboração do cão pastor.
Na fazenda existem 2 Border Collies, a Zoe, mais velha e muito mais experiente, e a Jóia, mais nova, ambas são fenomenais! Veja como o pastor comanda as cachorras e como elas respondem, sendo capazes de direcionar o rebanho para onde o pastor quer. Descubra como é o treinamento desses cães, por que os comandos são em inglês, entenda qual é o trabalho diário do pastor de ovelhas!
Tenho certeza que você e sua família e amigos vão se encantar com a inteligência desses cães!
Degustação dos Produtos da Fazenda
E já caminhando para o fim das atividades, as 16h é servida uma degustação dos produtos da Fazenda Ercoara, sua quinta experiência!
Poderá provar do queijo, do doce de leite, do salaminho, acompanhados de um bom café orgânico ou chá.
Empório Fazenda Ercoara
E, ainda poderá adquirir e levar para sua casa tanto os produtos produzidos na fazenda: queijo, salaminho (amo!), doce de leite, tudo de ovelha, como os vinhos servidos durante a harmonização. Estão à disposição também, alguns produtos de parceiros da região.
Uma delícia poder reviver alguns sabores, dias depois, no aconchego de sua casa. Eu comprei até para dar de presente.
Serviço e valores
*valores atualizados em 2019
Para reservas: Rodrigo (61) 99126-4196
. Programação completa incluindo almoço harmonizado com vinhos de colheita de inverno – R$ 230,00
. Programação completa com almoço sem harmonização – R$ 180,00
. Programação completa e menu infantil (de 3 a 12 anos) – R$ 60,00
. Programação completa – pacote família (2 adultos e até 3 crianças) – R$ 490,00 *não está sendo oferecido em 2019.
Siga-os no Instagram: @fazenda_ercoara; @rafa_schultz
O que levar
- vá vestido com roupas confortáveis e sapato fechado, como bota ou tênis. A terra seca levanta poeira;
- protetor solar, na seca o sol é intenso e você vai andar pela fazenda;
- leve também repelente. Embora nas vezes que visitei a fazenda não vi mosquitos, não custa nada né, você está no campo, vai que precisa;
- casaco, pois no final da tarde dá uma esfriadinha;
- para as crianças, leve roupa de banho para curtirem a bica
Minhas Impressões na Fazenda Ercoara
A minha experiência na Fazenda Ercoara foi excelente, um dia totalmente diferente! Relaxamento, convívio com o campo, paisagem lindíssima, aproximação das ovelhas e cordeiros, enogastronomia gourmet uma experiência totalmente nova.
Muitos aprendizados, horas compartilhadas com amigos e familiares queridos. Uma viagem enogastronômica maravilhosa! Um dia pra lá de bom!!!
E. nas 3 vezes que estivemos na Fazenda Ercoara, sempre fomos presenteados, no fim da tarde, com o sobrevoo dos tucanos e um pôr-do-sol de arrebentar de lindo!!!
Um brinde à natureza, aos sonhos realizados, à vida e a oportunidade de experimentar um dia na fazenda!
Quer conhecer um pouquinho mais sobre a Fazenda Ercoara, assista ao filme que fizemos. Aproveita e se inscreve no nosso canal do Youtube. Clica no sininho para receber aviso dos nossos novos filmes. https://youtu.be/DryO4hETAKc
Realmente fica difícil escolher somente um dos 5 sentidos para colocar aqui. A experiência do dia estimulou minha visão (do rebanho, das lindas paisagens da fazenda, da beleza dos pratos); audição (pelo mugido das ovelhas, silêncio do campo e música ambiente deliciosa); tato (poder tocar e pegar no colo as ovelhas); olfato (sentir o aroma dos pratos e dos vinhos, o cheiro do aprisco e do campo) e o paladar, que destaco aqui porque, junta a gastronomia gourmet com a harmonização de vinhos deliciosos, minha bebida de eleição!
Agradecimento e créditos: Mayara Yano é autora de muitas das fotos deste artigo.
Para refletir:
Um sonho que se realiza é coisa que faz bem à alma. Provérbios 13:19
Grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres! Salmos 126:3
Deixe seu Comentário
Bom dia,
Meu nome é Nilo Gomes, sou proprietário de uma empresa de import exporta, com sede no Rio de Janeiro, e trabalho aqui na Europa, para uma empresa que se chama Bioagrotech, vim ao conhecimento de um fantástico projeto, realizado por vocês, e parceiros, chamado vinícola Brasília, gostaria de trazer ao vosso conhecimento, um produto totalmente Bio, de origem Vulcânica, já em uso na agricultura biológica aqui na Europa, de muita eficiência para a produção vinícola, poderei enviar material digitalizado para o vosso conhecimento, ou colocar em contato com o agrônomo que é de apoio para a minha empresa
Olá Nilo Gomes, obrigada pelo seu contato.
Eu não faço parte da empresa Ercoara Cordeiro e Vinho, somente fiz as matérias sobre o lugar e empreendimento, que é maravilhoso.
Mas passei seu email e proposta para um dos sócios da Ercoara. Ele me disse que vai apresentar aos demais membros da Vinícola Brasília.
A Ercoara está no instagram @ercoara_cordeiroevinho como também a Vinícola Brasília @vinicolabrasilia
Sucesso no seu projeto de trabalho. E visita sempre nosso blog https://sentidosdoviajar.com para conhecer as novas matérias
Grande abraço
Sylvia Yano
Olá! Vocês se hospedaram próximo à fazenda? Ou contrataram transporte para ir de Brasília para a Fazenda? Obrigada!
Olá Karla, feliz por você ler nossa matéria e se interessar pela visita à Fazenda Ercoara, que é belíssima e oferece uma super experiência.
Eu sempre vou de carro e volto no mesmo dia, são 90km de Brasília.
Lá na fazenda ainda ano existe hospedagem, este é um plano futuro.
Uma boa opção, que muitas pessoas estão fazendo, é organizar um grupo de amigos para ir no mesmo dia e contratar uma Van para levar e trazer. Claro que esta é uma ótima alternativa, especialmente se todos vão degustar dos deliciosos vinhos de colheita de inverno.
Um grande abraço e tenha um dia maravilhoso na Fazenda Ercoara.
Grande abraço
Sylvia Yano
Olá Sylvia. Estou indo curtir essa experiência na Fazenda Ercoara. Procuro conhecer com antecedência minhas viagens e teu post foi sensacional no sentido de me situar no que irei conhecer. Obrigado por compartilhar tua experiência conosco.
Olá Jairo, espero que você tenha gostado muito da sua experiência na Fazenda Ercoara, tanto quanto eu gostei, quem sabe mais, pois eles estão sempre inovando e criando novas experiências. Agradeço muito por seu comentário, que sempre nos nutre com entusiasmo para continuar a escrever. Aproveita e acrescenta aqui, como foi sua experiência lá na fazenda. Está exatamente na época da vindima das uvas e este ano está acontecendo a primeira colheita das uvas brancas, Sauvignon Blanc e Viognier, logo teremos além dos vinhos Rosé e Tintos, os brancos!
Grande abraço
Sylvia Yano