Recentemente fui surpreendida com uma oportunidade inusitada. De repente me vejo decolando num helicóptero, em pleno mês de junho. Vôo para uma volta por Brasília vista de cima, benesse de um amigo.
Sumário
- A oportunidade de conhecer Brasília vista de cima
- Torre de TV e Centro de Convenções
- Ginásio de Esportes Nilson Nelson, Estádio Mané Garrincha
- Setor Militar Urbano – QG do Exército
- A bela Ponte JK e Pontão Brasilia vista de cima
- Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho
- Os executores dessa obra
A oportunidade de conhecer Brasília vista de cima
A vida nos surpreende de forma que a gente nunca imagina, não é?! Veja aí que maravilha as paisagens da nossa Capital Federal, Brasilia vista de cima!
Imediatamente meu pensamento voltou no tempo e parou exatamente na minha pre-adolescência.
As lembranças
Me vi sentada, do outro lado do Brasil, em Curitiba, de frente à televisão (preto e branco), assistindo ao desfile de sete de setembro, na cidade de Brasília!!!
As imagens belíssimas da nova Capital Federal, me deixavam, já naquela época, enebriada. Esplanada dos Ministérios, Catedral, Palácio do Planalto e do Alvorada.
A Esquadrilha da Fumaça riscando o belíssimo céu “azul de brigadeiro” da cidade e eu, toda arrepiada e emocionada (desde aquela época me emocionava com tudo), sonhando um dia conhecer aquela bela cidade.
Mas Brasília, para mim naquela época, era do outro lado mundo, tão longe, mas no fundo, achava totalmente impossível acontecer!!!
A realidade atual
Diga aí, a vida não é maravilhosa? Quem imaginaria que um dia eu moraria naquela cidade dos meus sonhos de criança. E, mais, quem diria que eu estaria olhando Brasilia vista de cima e toda essa beleza arquitetônica, histórica e cultural!!!
Em segundos, lá estava eu, no alto. As imagens da cidade impregnando minha visão: região comercial, Esplanada dos Ministérios, a belíssima Catedral, o lago do Paranoá, e como não bastasse, um rasante no Pontão. Sonho muito mais que realizado!!!!
Perceba que os gramados estão secos, pois de março a setembro, praticamente não chove. Vela fazer um passeio de helicóptero para uma visita à Brasilia vista de cima, fora da temporada de seca para ver tudo verdinho.
Torre de TV e Centro de Convenções
Torre de TV, lado oposto à Esplanada. Em verde, a Feira de Artesanato da Torre, ao fundo, Centro de Convenções Ulisses Guimarães, lado direito, parte do Estádio Mané Garrincha
Em primeiro plano Centro de Convenções Ulisses Guimarães
Ginásio de Esportes Nilson Nelson, Estádio Mané Garrincha
Em primeiro plano, Ginásio de Esportes Nilson Nelson, ao fundo, Estádio Mané Garrincha, reconstruído para a Copa (dizem ter gastado três vezes o orçamento previsto). Ao fundo, Asa Norte e Lago Paranoá
Setor Militar Urbano – QG do Exército
Note as curvas de Neimayer no monumento.
A bela Ponte JK e Pontão Brasilia vista de cima
Ao fundo Ponte JK, a mais nova das três pontes que ligam o Plano Piloto ao Lago Sul
A bela e mais nova ponte JK, ligando Plano Piloto com Lago Sul
Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho
Os executores dessa obra
Dizem que Brasília foi resultado da junção de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa, eu ainda acrescento Marianne Peretti, a única mulher na equipe que construiu nossa capital.
Que maravilhosa loucura que redundou nessa beleza de construção. Juntos, implantaram na arquitetura da cidade, um ideal de igualitarismo promovido pelo Estado.
Veja abaixo, nesta paisagem de Brasilia vista de cima, os Blocos residenciais, em primeiro plano a quadra 204 Sul. Ao meio passa o eixão. Do outro lado, 104 Sul.
Há quem diga que Brasília é só concreto, no entanto, veja o quanto de árvores entre os prédios. Destaco que as fotos foram tiradas na época da seca.
Curiosidades da construção da cidade
- Você sabia que a aprovação da Lei no 2.874, autorizando a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela construção da cidade, foi em 19 de setembro de 1956?
- Que em março de 1957 já era lançado o edital do concurso para a escolha do projeto urbanístico de Brasília?
- E que os principais prédios do governo foram construídos em apenas três anos?
- Que em 1958, a fachada do Palácio da Alvorada foi mostrada na revista Manchete?
- Sabia que as obras foram entregues no prazo? Coisa difícil de se ver hoje em dia né?!
Olha aí o Parque da Cidade – Sarah Kubitschek, ao fundo prédios residenciais da Asa Sul.
A história da construção de Brasília
Em 1974, o iluminado urbanista Lúcio Costa declarou à revista Manchete: “Digam o que quiserem, Brasília é um milagre.
Quando lá fui pela primeira vez, aquilo tudo era deserto a perder de vista. Havia apenas uma trilha vermelha e reta descendo do alto do cruzeiro até o Alvorada, que começava a aflorar das fundações, perdido na distância.
Apenas o cerrado, o céu imenso, e uma idéia saída da minha cabeça. O céu continua, mas a idéia brotou do chão como por encanto e a cidade agora se espraia e adensa….
Do ponto de vista do tesoureiro, do ministro da Fazenda, a construção da cidade pode ter sido mesmo insensatez, mas do ponto de vista do estadista, foi um gesto de lúcida coragem e confiança no Brasil definitivo.”
Aprecie um pouco mais da cidade nas imagens que consegui capturar, em meio à emoção do maravilhoso vôo. Super recomendo!!!!
Se você quiser viver essa emoção de ver a Capital Federal, de cima, num helicóptero , e não tiver um amigo, como eu, kkk, busque o vôo panorâmico, no Brasília Tour, 99313-6282; www.brasiliatour.com.br.
Fonte de pesquisa histórica http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Brasilia/Construcao
Vista panorâmica, primeiro plano, Setor Hoteleiro Sul, ao fundo, Centro de Convenções, ao meio, Torre de TV, à direita, Estádio Mané Garrincha e Ginásio de Esportes
Setor de Clubes Sul
Esplanada dos MinistériosEu amo esta foto de Brasilia vista de cima! Ao centro, o Congresso! Com suas famosas conchas, Senado à esquerda e Câmara à direita. Canto direito da foto, ao fundo, o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, ao fundo, está o Lago Paranoá, os Ministérios em cada lado e Catedral no canto direito, frente.
Prédio ao fundo STJ e na frente a futura sede do TSE
Em verde, áreal de preservação ambiental, ao, lado direito, o bairro Sudoeste
Em primeiro plano Setor Comercial Norte, ao meio o eixão e ao fundo Setor Bancário Norte e lago Paranoá
Se encantou com as paisagens de Brasilia vista de cima? Você ainda não conhece a sua capital federal? Comece então, a planejar agora sua viagem, venha, você vai se encantar!!!!
A visão foi totalmente acionada nessa aventura aérea!!!
Veja também
- 5 Atrações fora do Eixo para sua viagem a Brasília
- 5 Igrejas históricas em Brasília e seus arredores
- O Novo Memorial JK – inovação, tecnologia e acessibilidade
Conheça dicas de super atrações no Brasil, por mais 3 blogueiras de viagem;
♥Lilian do blog Uma Senhora Viagem – Praia da Foca, Praia do Forno, Praia Brava, Búzio, Brasil
♥Quênia do blog Viagens Por Aí – Roteiro do Vinho em São Roque, um agradável passeio perto de São Paulo
♥Haydèe do Blog Fuxicos de Viagens – Vem para Ilha do Mel: como chegar, onde ficar, onde comer e dicas do que fazer
Para Refletir:
O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Deuteronômio 31-8.
Deixe seu Comentário
Cadê os meus amigos pra me levarem num passeio desse? Cadê? CadÊ?! hahahah! Que visualllllll! Amei!
Ei amiga Cris,
kkkk, pois é, não é sempre que a gente ganha uma dessas né!!!
Beijocas
Quando conheci Brasília me senti tomada por uma emoção inexplicável. Achei fantástica a concepção da cidade e me apaixonei pelo trabalho de Athos Bulcão. Ficava pensando porque não ter conhecido antes a capital do meu país. Imagino que demais é Brasília vista de cima ! Quando voltar vou fazer esse passeio.
Querida amiga, também amo as obras de Athos Bulcão. Será um ótimo programa ver a cidade de cima e sua arte moderna. Venham o quanto antes visitar nossa capital federa!!!
Grande abraço
Sylvia Yano
Que bela dica! Quero fazer esse passeio para ver Brasília vista de cima.
Voar de helicóptero é uma forma, mas Brasília pode também ser vista de cima, a partir do mirante Torre de TV ou do Rooftop do B Hotel. A imagem é muito bonita.
Obrigada por seu comentário!!!
grande abraço
Sylvia Yano
Eu já havia pousado várias vezes pelo aeroporto de Brasília para ir para vários outros lugares, mas nunca tinha descido do avião especialmente para conhecer Brasília. Fiqueo como tantos outros, completamente encantada. Diferente de tudo que já tinha visto e conhecido de grande cidade, o projeto é incrível, moderno, aliás, moderníssimo. As pessoas que paticiparam desse projeto devem ter se sentido orgulhoso com tanto sucesso. É só olhar hoje o número de habitantes na cidade. Muitos chegam, muitos saem, mas o encantamento é sempre o mesmo.
O que mais chama atenção por aqui é a quantidade de árvores, verdinhas, parques por toda a cidade, o gramado estendido por quilômetros de distância, bem aparado e cuidado com carinho. Realmente um patrimônio cultural da humanidade. Senti orgulho de verdade do meu país, especialmente da minha capital, como é linda! Parabéns Brasília!
Olá Marilete, muitíssimo obrigada pelo seu lindo comentário. Fiquei muito alegre que tenha se encantado com Brasília, eu sou bem igualzinha a você, acho a cidade maravilhosa e me encanto sempre ao andar por ela.
Pois é, já se falou muito que Brasília é uma selva de pedra, mas como você verificou, é uma cidade muito arborizada, sobretudo entre as quadras de blocos de apartamentos. Ouso dizer que temos um grande jardim no Plano Piloto, fora os lindos parques públicos.Também me orgulho da nossa capital e de tantas outras cidades lindas que temos!
Volte sempre por aqui para ver as novidades.
Obrigada novamente por seu entusiasmo!
Grande abraço
Sylvia Yano