Escargot à Bourgogne receita de uma especiaria da cozinha francesa! Eu sempre ouvia falar em escargot mas nunca havia provado.
Se você tem acompanhado a gente aqui no blog, sabe o quanto gostamos de experimentar novos sabores e pratos típicos e exóticos.
Numa visita à Paris, decidimos provar essa especiaria. Adoramos! Depois disso provamos no Restaurante Piantella, aqui em Brasília, por 2 vezes.
Já que gostamos tanto, decidi aprender a preparar e aqui está Escargot à Bourgogne receita que usei para nossa primeira experiência em casa!
Veja como é fácil preparar! O que dá um pouco de trabalho é adquirir os utensílios para servir, de forma tradicional, o delicioso prato de Escargot à Bourgogne.
Porção: 2 pessoas
Sumário
Ingredientes
- 12 unidades de escargot
- 12 conchas para escargot
- 100 gramas de manteiga sem sal
- 2 colheres de conhaque
- 1/2 maço de salsinha
- 10 gramas de gengibre ralado
- 1 ramo de alecrim
- 15 gramas de alho em brunoise
- 1 pitada de ervas de Provence
- Sal e pimenta do reino
Modo de preparo para o Escargot à Bourgogne
Corte finamente a salsinha e o alecrim. Junte com os demais temperos / ingredientes e misture com a manteiga, que deve estar em temperatura ambiente.
Coloque um pouco da mistura de manteiga com os temperos dentro da concha do escargot. Insira 1 unidade de escargot em cada concha e cubra com a manteiga já temperada.
Voilà, simples assim, seu Escargot à Bourgogne está pronto para ir ao forno!!!
Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura de 200 graus. Coloque o escargot no prato próprio para escargot e mantenha no forno por aproximadamente 15 minutos.
Dica SDV: 1. Não deixe espaço vazio na concha. Vai ajudar no cozimento do escargot.
2. Outra dica muito importante é escorrer o escargot enquanto prepara o restante dos ingredientes.
3. Se você comprou mais que 12 unidades de escargot e tem também as conchas, prepare todas as unidades e congele-as prontas para quando for usar, só levar ao forno.
Compondo o prato
Para servir o escargot, preparado dessa forma, basta tirar do forno e levar direto à mesa ainda quente. Pode colocar o prato de escargot sobre outro prato maior para compor melhor a apresentação. Sirva, acompanhado de torradinhas.
Harmonizando
Para acompanhar essa elegante e requintada entrada, optamos pelo vinho branco Corbelli, Pinot Grigio – 2018, vinícola F. Corbelli – Puglia, Itália.
Utensílios para servir o escargot
Para preparar e servir o escargot é apropriado ter o prato específico, que pode ser de porcelana, cerâmica ou metal. O importante é poder levar ao forno. Para comer o escargot servido na concha é preciso das pinças e um pequeno garfo.
As conchas e escargot
Geralmente onde você compra o escargot também acha as conchas próprias para o preparo. Uma vez comprada as conchas, você as reusará em todas as vezes que preparar o prato.
Para isso é necessário fazer, antes do primeiro uso e depois de servir, uma eficiente higienização das conchas.
Antes do primeiro uso coloque as conchas em água fria e quando ferver deixe por 5 minutos. Repita este processo, por 3 vezes.
Depois de usar, faça o mesmo processo de fervura uma vez. Caso ache que ainda está gorduroso, repita o processo de fervura.
Tanto as conchas como o próprio escargot são difíceis de encontrar em mercado comum. Você precisará procurar em mercados mais sofisticados, empórios ou comprar pela internet. Em Brasília encontramos no La Palma.
O prato para escargot
Queríamos 2 unidades dos pratos para escargot, cada um com 6 espaços, porção unitária.
Procuramos em todo o lugar que possa imaginar e não encontramos. Tentamos até comprar do restaurante onde havíamos degustado, kkk, mas não rolou!
Procuramos ceramistas para fazerem artesanalmente para nós, mas também não tivemos sucesso.Buscamos na internet e no Brasil não encontramos.
Procuramos então pela Amazon e EBay. Encontramos inúmeras opções mas, a maioria das empresas não entregava no Brasil.
Até que finalmente conseguimos encontrar empresa na Amazon (US$ 17,99 cada) que nos enviou por correio.
Um prato simples, branquinho, clássico, mas respondeu bem à necessidade.
As pinças e os garfinhos
Para comer o escargot é preciso segurar a concha com uma pinça própria e, puxar o escargot com o garfinho.
Também só conseguimos comprar pelo Ebay e pagamos US$ 2 em cada garfinho e 3,38 pela unidade das pinças. Também nos entregaram em casa, pelo correio.
Passos para comer o escargot
Para comer o escargot, posicione a concha corretamente para facilitar o angulo da pinça. Prenda a concha com a pinça. Use o garfinho para puxar o escargot de dentro da concha e coma de uma só vez. Pegue a colher de sopa e derrame o caldinho que ficou na concha na colher e regue a torrada.
Conclusão
Mesmo com um pouco de trabalho para comprar os utensílios para servir o escargot, o trabalho é mesmo só na primeira vez.
Depois, o preparo, como você viu, é simples. Se você gosta de pratos diferentes, gosta de se aventurar em novos sabores, vai adorar, faz toda a diferença!
Esta receita de escargot à Bourgogne tem um sabor bem especial e diferente. Os temperos ressaltam a especiaria e estimula muito o sentido do paladar.
Experimente incluir esta receita de escargot à Bourgogne como entrada do prato principal de Filé de salmão assado no forno. Acho que faz uma boa dupla!!!
Deixe seu Comentário