Uma das atrações de viajar é saborear a comida típica local ou das culturas que fundaram a região. Em Gramado a gastronomia, sobretudo a de regiões europeias, é muito presente. Não faltam lugares diferentes onde comer em Gramado.
Em nossa visita, julho/18, devido ao inverno e portanto, muito frio, abusamos do quesito de comidas mais fortes. Assim, joelho de porco, típico alemã, fondue de chocolate, queijo e carne, também chocolate quente fizeram parte do cardápio.
Vou contar aqui quais os restaurantes que estavam na lista onde comer em Gramado e visitamos, indicando-os segundo nossa experiência. Falarei também, de restaurantes que não tivemos oportunidade de provar mas, que nos pareceu boas opções Veja onde comer:
- fondue
- comida alemã
- comida portuguesa
- comida italiana
- alta gastronomia-jantar romântico
- gastronomia mediterrânea
Sumário
- Onde comer em Gramado Fondue
- 1 – St. Gallen Restaurant
- Como funciona o rodízio de fondue:
- Serviço
- 2 – Maison de La Fondue
- Serviço
- Onde comer em Gramado comida alemã
- Restaurante Höppner
- Serviço
- Onde comer em Gramado comida portuguesa
- Casa Aveiro by Dolores
- Serviço
- Onde comer em Gramado comida italiana
- Cantina Pastasciutta
- Serviço
- Onde comer em Gramado – alta gastronomia e requinte
- Bouquet Garni
- Serviço
- Onde comer em Gramado – gastronomia mediterrânea
- La Table D`Or Méditerranée
- Serviço
- Minhas impressões
Onde comer em Gramado Fondue
Fondue é um dos pratos mais tradicionais de Gramado, consequentemente, existem diversos restaurantes do gênero. Havia comido fondue em Gramado há, tipo uns 40 anos, kkkk e era bem diferente. Hoje todos os restaurantes abandonaram as famosas panelinhas e passaram a usar uma pedra quente.
Também todos passaram a oferecer rodízio de fondue (filé mignon, frango e porco, depois queijo e depois chocolate). Prepare-se para comer muito!!!! Ah e mais, você pode pedir para repetir quantas vezes quiser. Pois é, a gente vai pensando que vai repetir que só, mas sinto dizer, não tem condições, é muita comida.
Nossa experiência foi em 2 restaurantes. Vou relatar aqui para você nossa experiência.
1 – St. Gallen Restaurant
Ambiente refinado e muito acolhedor. Uma lareira que além de aquecer contribui para a beleza do ambiente e o acolhimento. Minha netinha ficou entusiasmada, não conhecia ainda lareira.
O atendimento do St. Gallen Restaurant é excelente. Adega com vinhos nacionais e importados e preços acessíveis. Além dos fondues, que também serve a la carte, têm uma diversidade de entradas, filés tradicionais, picanhas, frangos e frutos do mar. No entanto, nós só provamos o rodízio de fondue que estava excelente!
Como funciona o rodízio de fondue:
- Primeira etapa – o de queijo, preparado com 2 tipos diferentes, um leve toque de vinho branco e temperos. Acompanha pãezinhos dormidos, batatinhas baby cozidas, cenouras em cubos, goiabada e polentinha frita.
- Segunda etapa – o de carne. O cliente opta se irá fritar as carnes em um óleo especial de côco ou grelhar em uma pedra, própria para o fondue.
a) Se o cliente optar por fritar no óleo especial de coco, as carnes são filé mignon, frango, suíno e o filé de peixe (Côngrio), cortadas em cubos.
b) Se o cliente optar por grelhar na pedra, as carnes são filé mignon, picanha, entrecot, frango e suíno, dispostas em lâminas finas.
Acompanhamentos – são acrescentados ainda 14 tipos de molhos. Quase uma maratona para provar todos os molhos. Na minha opinião, o chutney, alho, ervas, cebola caramelizada são os melhores.
Tenho que ressaltar que não nos ofereceram a alternativa de fritar no óleo de coco. No entanto, mesmo que oferecessem teríamos optado por grelhar na pedra, mais saudável né!
- Terceira etapa – é o fondue de chocolate. Preparado com puro chocolate ao leite, acompanhado de 8 frutas da estação, marshmallows e biscoito waffer.
Ligamos antes para reservar e verificar se era acessível para cadeirante. Cuidadosamente mantiveram a vaga de estacionamento, bem em frente, bloqueada para nós, estava chovendo. Realmente não tivemos problema no acesso ao restaurante. Não tivemos experiência com o uso de banheiros, não sei informar se está preparado para cadeirantes.
Gostamos do fondue mas, particularmente, achei o de queijo com aspecto de “talhado”, não estava aquele creme liso. Não comprometeu o sabor, mas sim o aspecto.
Serviço
endereço: Av. Hortênsias, 1122, Centro
almoço em alta temporada: sexta a domingo – 11h30 às 15h30
diariamente: 18h à 24h
reserva on line; contato@stgallen.com.br; reservas@stgallen.com.br ou (54) 3286-2519.
2 – Maison de La Fondue
Funcionando há 11 anos, parece ser mais tradicional na cidade. Ocupa um casarão antigo, no centro da cidade. Os cômodos são os salões de refeição. O Maison de La Fondue é construído e decorado no estilo arquitetônico clássico, muito charmoso. Não é acessível a cadeirantes e carrinhos de bebê, tem uma escada comprida até a porta de entrada.
O funcionamento é bem similar ao descrito para o St. Gallen. Também possui um cardápio variado além do fondue. Não sei se também oferecem a alternativa de fritar as carnes do fondue no óleo, já nos serviram na pedra. O fondue de queijo estava bem cremoso.
Não fizemos reserva para jantar nesse restaurante e quando chegamos, por volta da 21h30, estava uma enorme fila. A medida que iam entrando, os clientes chegavam numa varanda estreita, com bancos dos 2 lados. Sentados, não tinha como não conversar com seu companheiro de frente, kkk. Para ter uma ideia, entramos no restaurante depois das 24h. Só não desisti, porque tinha convidado amigos para jantar lá. Mesmo assim, no final valeu a pena, estava gostoso.
Serviço
- endereço: Av. Borges de Medeiros, 2311, Centro
- segunda a quinta – 18 as 23h30
- sexta a domingo – 11h30 às 23h30
- reserva: on line contato@maisondelafondue.com.br ou telefone (54) 3286.1787; (54)9994-74667
Dica SDV: as casas de fondue orientam para que coloque sal na pedra para a carne não grudar. Descobrimos no Maison de La Fondue que não é preciso. Você pode grelhar a carne e jogar sal só por cima. No primeiro momento a carne gruda, mas a medida que vai grelhando, solta da pedra. Com isso você ingere menos sal, não prejudica sua saúde e também ingere menos líquido, kkkk.
Onde comer em Gramado comida alemã
Restaurante Höppner
Somente a 1 minuto do Mini Mundo, no Hotel Rita Höppner está o Restaurante Höppner. Com 2 ambientes internos, um deles totalmente privado para uma família grande ou grupo de amigos. Como estávamos em 7 adultos e 3 crianças nos deixaram neste espaço. Foi maravilhoso, pois não incomodamos ninguém e ninguém nos incomodou, rsrs.
A decoração do hotel como um todo, em especial o restaurante, é linda. Estilo clássico, transporta a gente para a Europa. Ainda conta com salões externos no terraço e gazebo, no jardim. O atendimento é super, hiper gentil, desde a portaria, atendentes na recepção e garçons.
Se você quer saborear a típica gastronomia alemã aí é o lugar! Eisbein (joelho de porco); Schnitzel (lombo suíno à milanesa); Wurst (mix de salsichas típicas com molho demi glacê); Kasller (bisteca de porco); Pato, Chucrute e muito mais.
Nos fins de semana e feriados, no almoço, você pode curtir a Experiência Alemã! Acredite, é uma sequência de 20 pratos alemães para comer à vontade. Tudo muito, mas muito mesmo, saboroso. Nós todos simplesmente amamos esta experiência. Estou aqui, agorinha, escrevendo e salivando, que vontade de comer de novo!!!
Você também pode desfrutar, diariamente, no Restaurante Höppner, de um clássico Chá da Tarde, em estilo inglês. Doces e salgados variados e claro, waffle e apfestrudel, não poderiam faltar.
Serviço
- endereço: R. Pedro Candiago, 305 – Planalto, Gramado
- almoço a la carte: segunda a sexta, 12h as 15h
- almoço alemão: sábado e domingo, 12h as 15h
- chá da tarde: diariamente 16h30 as 18h
- jantar a la carte: segunda a domingo 19h as 23h
- reserva: on line; (54) 3286-1334, com pelo menos 24 horas de antecedência.
Onde comer em Gramado comida portuguesa
Casa Aveiro by Dolores
Em julho/18 a família de Cristiano Ronaldo inaugurou, na rua principal de Gramado, o restaurante Casa Aveiro by Dolores. Único na cidade que serve gastronomia portuguesa estava fazendo o maior sucesso enquanto estivemos por lá.
Com capacidade para 200 pessoas, tem decoração aconchegante com azulejos portugueses e fotografias da família. No cardápio, pescados e carnes, assim como os melhores vinhos portugueses.
O menu foi preparado por Dolores e Kátia Aveiro, mãe e irmã do astro do futebol, com a consultoria do chef Eduardo Natalício. Contém receitas originais e exclusivas de Dolores, que já publicou livro de receitas, como Arroz de Polvo, Bacalhau às Natas e o preferido de Cristiano, o Bacalhau à Brás, que na nova Casa recebeu o nome de Bacalhau CR7.
O restaurante é parceria de família de Cristiano, especialmente a mãe e irmã Kátia, que estiveram presentes na inauguração, com Gramado Parks e a Chocolate Lugano.
Infelizmente só passei na frente desse restaurante. Não tive oportunidade de degustar dessa novidade, ficou para a próxima ida a Gramado. Se você provar das delicias dessa Casa Lusitana, deixa sua opinião aí embaixo nos comentários.
Mural com foto da família. ©Gramado Parks.
Serviço
endereço:Av. Borges de Medeiros, 2507. A 200 m da Rua Coberta.
diariamente de 11h à 24h
reservas: on line com uma taxa de R$ 25,00, revertidas em consumação; ou reservascasaaveiro@gmail.com; (54) 3533-4458.
Onde comer em Gramado comida italiana
Cantina Pastasciutta
Considerada por muitos a melhor Casa italiana da cidade, fundada em 1981 é uma autêntica Cantina Italiana. Possui 2 ambientes e tem capacidade para 130 pessoas.
Fomos à noite, chegamos cedo mas já havia fila e estava lotada. Tivemos que esperar um pouco até conseguirem mesa para toda a família.
Possuem um enorme buffe com antepastos: saladas, queijos diversos e frios, preço por quilo. O cardápio a la carte é amplo. Na mesa está uma caixinha com exemplos dos diferentes tipos de massa que preparam, todas artesanais.
Os pratos são bem servidos. Como estávamos em 7 adultos pedimos vários pratos. Talvez até pela expectativa, falando sinceramente, não achamos nada de especial.
Vale ressaltar que possuem menu digital em 12 idiomas, excelente ajuda aos visitantes estrangeiros.
Com uma certa dificuldade pelo número de pessoas aguardando e pouco espaço para transitar, conseguimos acesso para o cadeirante.
Serviço
endereço: Rua Borges de Medeiros, 2083
diariamente, das 11h30 às 23h30.
reservas, on line ou (54) 3286-2131; atendimento@pastasciutta.com.br
Onde comer em Gramado – alta gastronomia e requinte
Bouquet Garni
Localizado de frente para o Lago Joaquina Rita Bier, certamente é excelente opção onde comer em Gramado, especialmente para jantar romântico. Conta com a autoria do Chef Fred dos Anjos, oferece gastronomia pautada na “contemporaneidade, com pratos artísticos e sabores harmônicos”.
Abre para o almoço somente nos fins de semana, para a experiência gastronômica do Menu Confiante, em 3 etapas (entrada, prato principal e sobremesa, R$ 129,00/pessoa), com pelo menos 3 opções para escolher, em cada etapa.
Para o jantar oferece o menu tradicional, com variadas opções de frutos do mar e carnes nobres. Ainda, oferece o menu fondue, que pode ser somente de carne, queijo ou chocolate ou a sequência de fondue com as 3 opções.
Durante o período do Natal Luz, todas as quartas e sábados, acontece no Lago Joaquina Rita Bier o espetáculo Reecontros de Natal. Você pode assistir de camarote, do Bouquet Garni, degustando um saboroso menu customizado para o tema. O restaurante oferece ceia de Natal e Réveillon.
Devido a estarmos com crianças e bebês, resolvemos não conturbar aqueles que ali vão para um momento romântico. Assim, não saboreamos de suas delícias, mas está anotado para a próxima visita. Deixa de ir não heim, acho que deve ser uma delícia, ambiente e gastronomia.
Serviço
endereço: R. Leopoldo Rosenfeld, 986 – Planalto
almoço: fins de semana e feriados, das 11h30 às 15h – Menu Confiance
jantar: diariamente Menu Tradicional ou Menu Fondue
reservas: on line; (54) 3295-1666, (54) 99996-8479; reservas@bouquetgarnigramado.com.br
Onde comer em Gramado – gastronomia mediterrânea
La Table D`Or Méditerranée
Restaurante francês, premiado em 2013 pela Revista Sabores do Sul como o melhor restaurante de cozinha contemporânea de Gramado. Bastante requintado, ambiente muito aconchegante, dificilmente atende sem reserva.
Apresentam pratos, que parecem muito saborosos, de frutos do mar e carnes. Com destaque para os premiados Crévettes et Truffes aux Formages e Crévettes à Shimeji, assim como as refinadas entradas de Champignon Paris e Siri ao Béchamel.
O restaurante apresenta o Menu Principal, com variadas opções de couvert, entradas, carnes, frutos do mar e sobremesas, dentre elas o famoso Crème Brulée, que temos receita aqui no blog. Além disso, oferece o Menu Sugestão, composto por 4 passos: 2 entradas, prato principal e sobremesa.
Também oferece o Menu Degustação I e II, com 3 passos. entrada, prato principal e sobremesa. O que não vai faltar são opções de um jantar saborosíssimo para degustar.
Nós chegamos a ir a este restaurante para jantar, estávamos com grande expectativa. Fomos tremendamente frustrados porque o restaurante somente dá acesso ao salão por meio de uma escada. Totalmente impossível para cadeirantes.
É devastador, em pleno século 21, vermos que os empreendimentos ainda não estão atentos à acessibilidade e com isto discrimina quem visita suas instalações e para quem oferece seus serviços. Sugeriram carregar a cadeira de rodas escada acima, talvez porque não tiveram a oportunidade de saber o quanto o cadeirante sente-se desconfortável e inseguro com uma situação assim.
Serviço
endereço: Rua Carrieri, 525almoço: domingo das 12h às 16h
jantar: terça a sábado das 19h30 às 23h30
reserva: on line; (54) 3286-6263, (54) 98151-8191; reservas@cozinhamediterranea.com.br
Dica SDV: A maioria dos restaurantes em Gramado oferece serviço de transfer gratuito. Buscam no hotel e levam de volta. Mesmo para quem está sem carro, não vai faltar oportunidade onde comer em Gramado, essa pode ser boa alternativa. Pergunte na recepção de seu hotel sobre este serviço.
Minhas impressões
Finalmente, preciso afirmar que a cidade continua sendo um paraíso gastronômico. Tem opções para todos os gostos e bolsos. Certamente não vai faltar opção onde comer em Gramado.
Fondue, joelho de porco, frutos do mar, essas delicias fazem parte do cardápio de onde comer em Gramado. Encantam e ativam o sentido do paladar.
Como Gramado está ligada a Canela, uma boa alternativa é também degustar as delícias dos restaurantes de lá.
Sobre onde comer em Gramado, provavelmente você goste também
Empório Canela, uma delícia de restaurante!
________________________________________________________________________________
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Se você já foi ou quando você pretende ir a Gramado!!!
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Para reserva de hotéis busque no Booking.com.
- Para aluguel de carro RentCars.
- Para aquisição de ingressos para as atrações da Serra Gaúcha busque TourOn.
- Para Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Para Cartão de dados e internet EasySIM4U
- Para passagens aéreas e saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário