Que tal fazer um risonho diferente? Preparamos o risoto de lula com tomate seco e ficou uma delícia!! Veja como fazer.
Porção: 4 pessoas
Sumário
Ingredientes do risoto de lula com tomate seco
– 250 gramas de arroz arbóreo
– 450 gramas de anéis de lula
– 150 gramas de tomate seco cortados em pedaços
– 45 gramas de manteiga sem sal (divida em 3 partes)
– 01 colher de sopa de azeite (divida em 2 partes)
– 01 cebola roxa (pequena) cortada em pequenos cubos (brunoise)
– 04 dentes de alho cortados em pequenos cubos (brunoise)
– 15 gramas de alho poró cortados em tiras
– 150 gramas de queijo parmesão ralado
– 50 ml de vinho branco
– 10 gramas de gengibre ralado
– Pimenta do reino (branca)
– Ervas de Provence
– Salsinha
– Caldo de legumes
– Sal
Modo de preparo
- Para que absorva mais o sabor, comece temperando as lulas com o gengibre, a erva de Provence, o sal, 2 dentes de alho, a pimenta do reino. Reserve até que prepare os demais ingredientes para o risoto.
- Em uma panela aquecida, junte uma parte do azeite com uma parte da manteiga e acrescente as lulas. Refogue as lulas por aproximadamente 3 ou 4 minutos, cuidando para que não passe do ponto e fique dura. Reserve. O cozimento da lula é muito rápido.
- Em uma panela aquecida em fogo alto, coloque o azeite, derreta uma parte da manteiga, doure a cebola, o restante do alho e o alho poró, cuide para não queimar, e adicione o arroz.
- Faça uma leve fritura do arroz por aproximadamente 2 minutos, coloque o vinho, mexa até que o álcool evapore, baixe o fogo e comece a regar o arroz com o caldo de legumes. É importante não parar de mexer, bem como não deixar secar o caldo. Após uns 10 minutos, acrescente o tomate seco e continue regando até que o arroz fique no ponto.
- Desligue o fogo, adicione as lulas, coloque a última parte da manteiga, mexa bem, acrescente o queijo, misture mais um pouquinho, adicione a salsinha, tampe a panela por uns 5 minutinhos e sirva em seguida.
Compondo o prato do risoto de lula com tomate seco
Por essa ocasião, servimos esse risoto acompanhando um confit de bacalhau com purê de ervilha. Assim, fizemos uma cama com o purê, colocamos o bacalhau em cima e ao lado, colocamos o risoto. Confira na foto.
Combinado os pratos
Risoto de lula pode ser servido como prato principal. Pode também, compor como acompanhamento de bacalhau, como no nosso caso, ou ainda, carne ou frango.
Harmonizando
Para acompanhar esse delicioso prato optamos pelo espumante DOM Brut 2016 produzido na serra gaucha.
Bom apetite!!
Destaco aqui, esse prato que ganhei da minha filha caçula, presente de Natal. Da coleção Athos Bulcão, trouxe mais beleza aos nossos pratos!!! Amei e recomendo para sua cozinha.
Risoto é sempre muito bom, este risoto de lula com tomate seco é simplesmente um arraso! O sentido do paladar fica totalmente estimulado com esse sabor.
Deixe seu Comentário