Ja ouvi de muitas pessoas que teriam dificuldade para morar em Brasília porque aqui não tem mar, quem disse?! Nosso Lago Paranoá é o mar de Brasília, sim senhor, bora ver o porquê?
O urbanista Lúcio Costa, vencedor do concurso para a concepção do projeto da capital do Brasil, citou que o “céu é o mar de Brasília”.
Completamente compreensível, já cantado em prosa e verso, visto a beleza do tom intenso, azul turquesa, e praticamente sem nuvens no céu da capital federal.
No entanto, ouso aqui usar o Lago Paranoá, mar de Brasília, visto que ocupou este lugar, no cotidiano do brasiliense.
A começar pelo seu próprio nome, Paranoá, de origem indígena, que em tupi significa enseada do mar. Viu só que não é firula de candango, rsrs.
Com 48 km² de área e 40 km de comprimento, chega até a 5km de largura, dando a sensação de continuidade sem fim, como o mar, em alguns de seus pontos mais largos.
E, por incrível que pareça, tem época que o lago Paranoá tem até onda! Não é só a onda que faz quando as embarcações passam, é onda mesmo, de verdade.
Em dias de vento, faz onda forte que bate para valer nos piers, ao seu redor. Não acredita?! Confere aí no vídeo, lá no final desta matéria. Depois me fala, nos comentários, o que achou!
Com toda sua extensão, com reentrâncias que o comparam a uma tarântula ou a um polvo, corta o plano piloto, formando os lagos sul e norte.
Planejado para melhorar o ambiente seco do Cerrado, aumentando a umidade local, embelezou a cidade e passou a ser local de atividade de lazer para o moradores do Distrito Federal e seus visitantes.
O Lago Paranoá é hoje uma das atrações que mais recebe visitantes e turistas. Tornou-se grande contribuinte para a economia local, gerando quase 30 mil empregos diretos e indiretos, na gastronomia, navegação esportiva, hospedagem e clubes.
Vamos ver onde e como você pode se divertir curtindo a orla do Lago Paranoá?
Sumário
- O que fazer no Lago Paranoá, mar de Brasília
- 1 – Ponte Jucelino Kubitschek
- 2 – Ponte das Garça
- 3 – Ponte Costa e Silva ou Honestino Guimarães
- 4 – Pontão do Lago Sul
- 5 – Parque Ecológico Península Sul
- 6 – Parque Morro da Asa Delta
- 7 – Ermida Dom Bosco
- 8 – Deck Sul
- 9 – Calçadão da Asa Norte
- 10 – Parque Vivencial II do Lago Norte
- 11 – Prainha do Lago Norte e Mirante do Casal
- 12 – Parque das Garças
- 13 – Atividade Hoteleira
- 14 – Clubes ao redor do Lago Paranoá
- 15 – Atividades Náuticas
- Ilhas do Lago Paranoá
- A história do Lago Paranoá, em Brasília
- Conclusão
O que fazer no Lago Paranoá, mar de Brasília
Com toda a sua extensão, as atrações do Lago Paranoá são diversas. Algumas áreas são mais estruturadas, com bom comércio. Outros pontos, voltados à natureza, favorecem atividades ao ar livre, com amigos e família.
São três as pontes que cortam o Lago Paranoá, ligando o Plano Piloto à área residencial e comercial do Lago Sul. Ponte das Garças; Ponte Costa e Silva e Ponte JK.
1 – Ponte Jucelino Kubitschek
A mais nova ponte da cidade, inaugurada em 2002, foi projetada pelo arquiteto carioca Alexandre Chan, projeto vencedor do Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, em dezembro de 1998.
Construída em aço, o que lhe proporciona leveza maior que o concreto, tem extensão de 1,2 mil metros de comprimento e 24 m de largura. Possui duas passarelas laterais para pedestres e ciclistas, vale um passeio por lá.
Seus 3 arcos, cada um com 40 m de altura, foram inspirados no efeito de jogar uma pedra no rio ou num lago, quicando e formando ondas na água.
Une as quadras finais do Setor Habitacional Individual Sul (área residencial do Lago Sul), Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília – Plano Piloto.
Esta ponte se destaca por sua beleza arquitetônica, reconhecida mundialmente. Logo após sua inauguração recebeu dois prêmios.
- Na 20.ª Conferência Internacional de Pontes, em 2002, recebeu o título de “a mais bela ponte do mundo”, e Chan ganhou a medalha Gustav Lindenthal.
- Em 2003, a ponte recebeu o Prêmio ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica) – Melhores Obras com Aço do Ano.
Diga você mesmo, não parece uma ponte sobre o mar?! Mas é sobre o “nosso mar”, o Lago Paranoá!
Ao redor da Ponte JK, no lado do Plano Piloto, está a Orla JK, com vários restaurantes, vista para o lago e para a ponte.
Um longo calçadão, margeando o Lago Paranoá, com ciclovia, mirantes para o lago, parque infantil acolhem os visitantes. Existem quiosques que alugam material para esportes aquáticos como SUP, canoagem e até pedalinho para divertir os pessoal.
Este é um passeio imperdível e você ainda poderá dar sorte e ver algumas capivaras que adoram aparecer por ali.
2 – Ponte das Garça
Foi a primeira ponte a ser construída sobre o Lago Paranoá. Realizada às pressas para ligar o Plano Piloto ao Lago Sul.
Seu projeto e construção ficou a cargo dos engenheiros da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital).
Inaugurada em 1974, recebeu o nome do então Presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. Depois do período da ditadura teve seu nome alterado.
Com 300m de comprimento e 18m de largura, tem estrutura de concreto e aço, projeto em linha reta e bem simples, com quatro pistas. Está localizada na altura do Quadra 611 Sul.
Nos fins de semana, nas margens lateral à ponte, beira lago, ficam empresas alugando equipamentos para práticas aquáticas, como jetski e SUP.
Na travessia, sobretudo em fins de semana ou feriado, pode-se avistar embarcações, muitos veleiros, navegando pelo lago.
A ponte desemboca numa tradicional área comercial do Lago, Gilberto Salomão, com restaurantes bem antigos como o Bier Fass, que funciona desde 1969.
Lá também funciona, no último final de semana do mês, a Feira de Antiguidades, grande e variada. Sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 19h.
3 – Ponte Costa e Silva ou Honestino Guimarães
Esta deveria ter sido a primeira ponte sobre o Lago Paranoá. Oscar Niemeyer fez seu projeto em 1967, começou a ser construída em 1973, mas foi inaugurada somente após três anos de trabalho, em 1976.
Destaca-se por seu traçado arquitetônico e leveza, embora seja de concreto. Seus arcos foram concebidos por Niemeyer de forma a dar suavidade como era comum em seus projetos.
Sua especificação determinava que deveria “apenas pousar na superfície como uma andorinha tocando a água”.
Saindo a 605 Sul, possui 400m de extensão, ligando o Setor de Clubes Sul e o Pontão do Lago Sul, com acesso à Península dos Ministros e à Quadra 11 do Lago Sul.
Por também ter recebido o nome de um presidente militar, da época da ditadura, teve o nome alterado para Ponte Honestino Guimarães. A troca de nome sem participação popular, causou polêmica. Por decisão judicial, retornou ao nome original e ainda está pendente de decisão.
Pertinho desta Ponte, ainda no lado do Plano Piloto, fica a Prainha, onde os moradores da cidade fazem piqueniques, nadam e tomam sol. Também é possível alugar caiaques e material para SUP. A entrada é gratuita e funciona das 8h às 18h.
4 – Pontão do Lago Sul
Localizado junto à Ponte Costa e Silva, na altura da SHIS QI 10 do Lago Sul, é um dos locais, na beira do Lago Paranoá, mais visitados.
Lembro-me que quando cheguei a Brasília, há mais de 30 anos, havia ali somente uma grande área verde, muitas árvores e um grande parque infantil. Quase todos os sábados eu levava minhas filhas para brincarem lá.
Com o projeto de explorar a Orla do Lago para atividades turísticas e comerciais, o Pontão recebeu um enorme portal, estilo romano, que na minha visão não combina nadinha com a modernidade da cidade, rsrs.
No seu interior foram surgindo restaurantes, os primeiros, de frente para o lago, foram o Bier Fass, com música ao vivo, no interior, com várias fotos históricas da cidade e o Mormai, voltado aos jovens, com buffe de comida japonesa e sanduiches, destacando o açaí com banana e granola. Ambos ainda muito frequentados.
Hoje, vários outros restaurantes e quiosques estão oferecendo, de pipoca, sorvete, água de coco, café, à comida japonesa, frutos do mar, petiscos. O Salva se destaca por ter uma extensão beira lago, ótimo lugar para assistir o pôr do sol. O último a se instalar foi o Bar2Gather, do Chef William Chem, com gastronomia asiática.
Vários shows musicais são realizados no interior do Pontão do Lago Sul e o movimento passa a ser mais intenso.
Ao ar livre e com a belíssima vista do lago, a população adere mesmo. Sedia também competições de esportes náuticos, como barcos a vela, wakeboard, wakesurf e triathlon.
Na época natalina a decoração é sempre uma atração para a cidade. Famílias e grupos de amigos vão curtir o ambiente, as comidinhas e tirar belas fotos.
Com mais de 134 m² e uma pista de 1,2mil m para pedestres, margeando a orla do Lago Paranoá, é excelente lugar para fazer caminhadas, passear e curtir a natureza.
Possui quatro Piers para receber as embarcações que chegam para curtir a estrutura do local.
Você vai ver sempre, casais curtindo o romantismo, sentados no pier, admirando o entardecer e a chegada da lua e noivos fazendo book de casamento.
A entrada é gratuita e fica aberto de domingo a quarta-feira, das 7h às 0h, e de quinta-feira a sábado, das 7h à 1h. Este é um dos passeios que o morador da cidade tem à sua disposição, e uma atração imperdível para os visitantes.
5 – Parque Ecológico Península Sul
Localizado na SHIS QL 12, Península dos Ministros, no Lago Sul, possui pista para atividades esportivas como caminhadas, cooper, patins e bicicleta, além de quadras de tênis.
Com linda vista para o Lago Paranoá e ampla área gramada é ótimo para piqueniques, banho de sol e relaxamento, tudo ao ar livre.
Juntamente com o Parque Asa Delta oferece trilha com 6,5 km, para esportes de aventura, conectando-se com o Pontão do Lago Sul e com o Parque do Anfiteatro.
Também é possível praticar esportes aquáticos como natação, canoagem, kiteboard, stand up paddle e kitesurf. A entrada é grátis e abre das 6h às 18h.
6 – Parque Morro da Asa Delta
Por volta de 1980, amantes do esporte de aventura construíram um morro, de 17 m de altura, para a prática de voo-livre, que se tornou tradicional na cidade. Alguns contam que a construção utilizou entulho de obras da região.
Localizado entre as QI 12 e QI 14, do Lago Sul, fica praticamente em frente ao comércio do Deck Brasil. Possui linda vista para o Lago Paranoá.
Além do voo-livre, outros esportes como pesca esportiva, jet-ski, remo, aeromodelismo e passeios de barco podem ser feitos no local.
DICA SDV: O Pontão do Lago Sul, Parque da Península e Parque Morro da Asa Delta estão interligados por uma ciclovia de 6,5 km, podendo ser um ótimo passeio de bicicleta ou camelo para os bons, kkk..
7 – Ermida Dom Bosco
O religioso italiano, Dom Bosco, fundador da Ordem dos Salesianos, anteviu, em 1883, o surgimento de uma nova civilização entre os paralelos 15 e 20, exatamente no centro do nosso país.
Em sua homenagem foi construída uma singela Capela, inaugurada em 1957. Além da história e da capelinha muito significativa, existe ampla área, ao ar livre.
Trilhas, para caminhada, ciclovias e longo deck à beira do lago, que agrada aos que querem passear e também àqueles que preferem um bom banho no lago.
No local existe um anfiteatro, onde muitas atividades artísticas da cidade são realizadas. Eu sempre sonho com um dia termos o Andrea Bocelli cantando ali, num dos belos e costumeiros pores do sol!
Deste local se tem vista belíssima para o Plano Piloto. Excelente local para ir ao fim da tarde e curtir um belo e romântico entardecer.
Veja mais sobre a Ermida Dom Bosco, clica aqui e descubra a história e a beleza do lugar.
8 – Deck Sul
Um deck de madeira com 551,06 m de comprimento e 6 m de largura, com guarda-corpo, na beira do Lago Paranoá, integra o Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, nome em homenagem a um dos engenheiros pioneiros na construção de Brasília, mais conhecido como deck sul.
Localizado bem perto da Ponte das Garças, na Avenida das Nações (L4 Sul) possui uma super estrutura para lazer e atividade física, ao ar livre, com mais de 80 mil m². O complexo oferece a melhor pista de skate do DF, com vários níveis de dificuldade.
Possui ainda quatro quadras de esportes, 1.421 metros de ciclovia, 1.249 metros de pista para caminhada e cooper e 7,4 mil m² de calçadas.
Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e um circuito inteligente para malhação estão à disposição para os que gostam de se exercitar e três parques infantis, divertem a criançada.
Passar o tempo jogando também é possível, existem mesas de jogos de dama, xadrez e pingue-pongue.
Bancos de madeira e de concreto estão distribuídos pela área, junto a 7 pergolados com sombra, completando o conforto do local.
Para quem quer somente descansar, sentar na grama e tirar uma soneca, são 70 mil m² de área gramada.
9 – Calçadão da Asa Norte
Este ponto do Lago Norte ainda é pouco conhecido, mas já tem uma pequena estrutura, suficiente para poder se exercitar olhando para a belíssima vista do lago.
Próximo à Ponte do Bragueto é excelente área para caminhadas ou só para sentar e “ver a banda passar”.
É muito frequentado por fotógrafos fazendo books, porque o pôr do sol aí é belíssimo! Dê uma olhada nas fotos aí embaixo.
10 – Parque Vivencial II do Lago Norte
Este Parque fica um pouco antes de entrar para o Lago Norte, à direita da Ponte do Bragueto.
É uma grande área verde, ao ar livre. Um ótimo local para fazer piquenique, possui churrasqueiras para os que gostam de assar uma carninha.
Fica numa área elevada e permite ter uma linda vista do lago. É ótimo lugar para sentar e apreciar a beleza do céu azul e do Lago Paranoá, mar de Brasília, céu e lago, rsrs.
Para quem quer se exercitar, ciclovias e pista de skate estão à disposição. Muitas pessoas fazem ensaio fotográfico lá, aproveitando a beleza natural. O parque conta com banheiros e vigilância.
11 – Prainha do Lago Norte e Mirante do Casal
Localizado próximo ao Setor de Mansões do Lago Norte, SMLN MI 05, pode ser acessado pela Estrada Parque Paranoá.
Com linda vista para o Lago Paranoá é ótimo local para nadar e fazer piquenique. Possui ciclovias, quadra poliesportiva, quadra de areia, pista para caminhadas e deck beira lago.
Alguns quiosques foram construídos para uso de comerciantes, apoiando a prática de esportes náuticos como stand-up paddle, caiaque e pedalinho.
O Mirante do Casal fica no Setor de Mansões do Lago Norte, SMLN MI 6 e tem linda vista para o Lago Paranoá, mar de Brasília!
12 – Parque das Garças
No final do Lago Norte, na QI 15, próximo ao Clube do Congresso, o Parque das Garças é ainda pouco conhecido até mesmo dos brasilienses.
Com 10,5 hectares, possui pistas com acessibilidade a portadores de necessidades especiais e sinalização horizontal e vertical.
Com algumas mesas e bancos os visitantes podem relaxar e contemplar o parque à beira do Lago Paranoá.
É possível também a prática de esportes aquáticos, como kitesurf e stand up paddle (SUP) e é ótimo para piquenique. Está aberto diariamente das 6h às 20h.
Veja as dicas da Adriana, do Blog Atravessando Fronteiras, que costuma passear com a família e amigos neste Parque das Garças: bom pra cachorro
Assista o filme abaixo, do Drone do Cerrado, para ver como o lugar é bonito.
13 – Atividade Hoteleira
Às margens do Lago Paranoá foram surgindo hotéis para receber os visitantes e pessoas que vêm a trabalho para Brasília, oferencendo linda vista e conforto.
Os moradores da cidade podem também usufruir desta infraestrutura, conforto e paisagem, sobretudo nos fins de semana, quando o movimento nos hotéis diminui. O por do sol é o ponto alto do dia, assistido do Pier.
Royal Tulip Brasília Alvorada e Golden Tulip Brasilia Alvorada – estes dois hotéis estão bem próximos e pertencem à mesma rede. O Tulip está de frente para o Lago Paranoá e o Golden fica voltado para a avenida interna. No entanto, seus hóspedes podem usufruir de toda a estrutura de piscina, sauna e spa do Tulip, tudo de frente para o lago.
DICA SDV: essa é minha dica para os moradores de Brasília, você quer relaxar e não dá para viajar? Reserve um apartamento no Royal Tulip Alvorada, apartamento de frente para o lago e aproveite a vista, a beleza e o conforto do hotel. Aos fins de semana, quando os políticos e visitantes retornam aos seus estados, as diárias são mais acessíveis.
Brasilia Palace Hotel – Projeto de Oscar Niemeyer, tem duas obras de Ahtos Bulcão, uma delas, este painel da foto. Estar no Hotel é respirar a história da cidade. Confortável, estiloso e belo. Exatamente na beira da Orla do Lago Paranoá. Caminhar por aí já é um lindo passeio.
Conta com o Restaurante Oscar, de culinária italiana. Reserve a mesa onde o arquiteto costumava sentar e imagine-se conversando com ele durante seu jantar, kkk. Eu já fiz!.
Ambiente muito agradável, com vista para o Lago Paranoá, ótimo atendimento e gastronomia. À noite um pianinho ao vivo encanta os corações apaixonados.
Hotel The Sun – próximo ao Lago Paranoá, tem ótima infraestrutura, amplos jardins e duas piscinas. Quartos aconchegantes, incluindo mini cozinha e varanda, com vista para o jardim.
Bay Park Hotel Resort – conta com um grande parque aquático, enorme estrutura, tudo com esta bela vista para o Lago Paranoá.
Life Resort K – à beira do Lago Paranoá, é um hotel residence. Com vários Aparts para alugar. No prédio, à direita, funciona o Restaurante Liv Lounge . De frente para o Lago, é aberto a pessoas que não estejam hospedadas. Uma ótima gastronomia, às vezes pecam um pouco no tempo de entrega dos pratos. Ambiente é excelente e tem música ao vivo. Vale conferir. Feijoada aos sábados das 12h às 16h.
14 – Clubes ao redor do Lago Paranoá
Existem mais de 30 Clubes ao redor do Lago Paranoá. Praticamente todos oferecem apoio às atividades náuticas, como cursos, guarda e manutenção das embarcações. Com amplo parque aquático, churrasqueiras e áreas de lazer para adultos e crianças.
Mesmo que você não vá praticar esportes náuticos e não sendo sócio de nenhum Clube, você pode curtir a vista e a gastronomia, em muitos deles.
ASCADE – Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, na Asa Sul. Possui restaurante próprio, voltado aos servidores da Câmara dos Deputados, mas é aberto à visitantes. Funciona durante a semana, das 11h30 às 15h.
O serviço é em buffe. Oferecem 8 tipos de saladas, 4 tipos de arroz e 2 de feijão. Com 3 acompanhamentos (massas, frituras ou cozido), 3 tipos de carnes, sobremesas. Às sextas-feira tem a tradicional feijoada com música ao vivo.
E depois do almoço, você pode dar uma volta pela orla do lago, com um imenso pier e linda vista para o Lago Paranoá.
ASBAC – Associação dos Servidores do Banco Central, na Asa Sul. Um dos melhores e tradicionais restaurantes de Brasília está na ASBAC. É o Dom Francisco Restaurante, para mim, onde se come o melhor bacalhau da cidade, com excelente carta de vinhos.
O palmito na manteiga de entrada e o acompanhamento de farofa de ovos é super. E tudo isso, com ótimo serviço e admirando a belíssima vista para o Lago Paranoá, super recomendo conferir. Chegue cedo para pegar mesa de frente para o lago.
O Clube de Remada Kaluanã, dentro da ASBAC, oferece aluguel e aula de caiaque, canoa havaiana e SUP, também para não sócios. Você pode almoçar e depois fazer uma atividade aquática, no lago.
ASSEFE – Associação do Servidores do Senado Federal, na Asa Sul. Não associado só pode entrar para acesso ao Restaurante Don D’urica Beira Lago, que funciona de segunda-feira à domingo, das 12h às 15h30, com almoço em buffe, bem variado. A vista do lago é linda.
15 – Atividades Náuticas
VOCÊ SABIA: O Lago Paranoá dá ao DF a 4ª posição nacional em tamanho de frota náutica, com mais de 52 mil embarcações.
No Lago Paranoá são praticadas de forma profissional ou por lazer, esportes náuticos como caiaque, vela, stand up paddle (SUP), jetski, wakeboard (puxado por uma lancha), windsurfe e flyboard, mergulho, canoagem.
Passeios de barco
Geralmente no Pontão do Lago Sul existem barcos para passeios de meia e uma hora, que podem ser alugados, na hora. Também podem ser encontrados em outros piers do Lago e nos hotéis beira lago.
Vale fazer este passeio de barco no fim de tarde para assistir o pôr do sol, muitas vezes pertinho da Ponte JK. Dá umas fotos lindas.
Existe um barco maior que pode ser alugado para festas a partir de 50 convidados. Uma forma diferente para passar seu aniversario ou fazer uma festa com os amigos, curtindo e navegando pelo Lago Paranoá. Um destes barcos é o Happy Day.
Veja a experiência de navegar pelo Lago Paranoá, que Ângela, do blog 6Viajantes compartilha, no post Como é viajar pelo Lago Paranoá, em Brasília
Bike Aquático
Uma modalidade bem mais nova que chegou a Brasilia. Algumas foram vendidas para particulares, mas o @clubekatanka aluga.
Aluguel de embarcações, Stand up Padle, Jetski
Na cidade existem várias empresas que alugam os equipamentos para a prática desses esportes aquático. Uma delas é a Premier Jet que também oferece a compra compartilhada de embarcações.
Em quase todos os pontos de prática desses esportes, citados nos itens anteriores, existem empresas que disponibilizam o aluguel de equipamentos.
Nos Clubes da orla do lago geralmente empresas também fazem esses alugueis e dão aulas. Vou citar somente alguns.
- Clube do Vento (kitesurf, windsurf, SUP), no Clube Naval de Brasília.
- Katanka, (windsurf, SUP, vela)
- Remo Brasília, (remo, SUP, canoa havaiana, caiaque), aulas no Minas Brasília Tênis Clube
Reabilitação – Ações do Sarah Kubitsckek
A canoagem no Lago Paranoá é também uma atividade esportiva adotada pelo Hospital Sarah Kubistchek, no processo de reabilitação dos pacientes lesados medulares.
Tive a oportunidade de conhecer o belíssimo trabalho realizado ali, aproveitando a estrutura do Lago Paranoá, nosso mar de Brasília.
Fernando Fernandes, para-atleta de canoagem, tetracampeão, iniciou neste esporte enquanto estava internado no Hospital Sarah Kubitschek do Lago Norte, após acidente de carro que o deixou paraplégico. Este é só um exemplo, mas por lá têm passado muitos novos atletas.
Que maravilha poder dar uma nova luz para a vida de pessoas que passaram por uma trágica experiência. Essa é mais uma contribuição do Lago Paranoá.
DICA SDV: a Secretaria de Turismo do DF – SeturDF, em colaboração com outros órgãos locais, criou 7 Rotas de turismo pelo DF, com mais de 80 atrações.
- Rota Cívica,
- Rota Arquitetônica,
- Rota Cultural,
- Rota Fora dos Eixos
- Rota do Cerrado,
- Rota da Paz e
- Rota Náutica.
Todas podem ser visitadas, sem sair de casa, por meio de um Tour Virtual. Faça sua “viagem” pela Rota Náutica clicando aqui.
Ilhas do Lago Paranoá
Imagina isso, o Lago Paranoá tem até ilhas que o embelezam ainda mais. São três pequenas ilhas, duas delas, consideradas áreas de proteção ambiental.
Ilha dos Clubes é a menor das três ilhas do Lago Paranoá, possui quase 6 m². Fica bem perto da Ponte Juscelino Kubitschek.
Ilha do Retiro é a segunda maior das três ilhas do Lago Paranoá, Tem quase 1,0 hectare. É área de Reserva Ecológica do Lago Paranoá e fica próxima à ML 7 do Lago Norte.
Ilha do Paranoá, é a maior das três ilhas existentes no Lago Paranoá. Tem aproximadamente 1,54 hectares e fica perto da ML 4 do Lago Norte. Também e área de Reserva Ecológica do Lago Paranoá.
VOCÊ SABIA – que há milhares de anos existia um lago natural onde foi, artificialmente, criado o Lago Paranoá? Conheça a história de como tudo aconteceu!
A história do Lago Paranoá, em Brasília
Já vinha do século 18, ainda governo português, o desejo de interiorizar a capital federal, para que ficasse longe dos portos, tornando-se mais segura.
Em 1892, o presidente Floriano Peixoto autorizou 1ª Missão Cruls, composta por 21 cientistas, chefiada pelo belga Louis Ferdinand Cruls, astrônomo e geógrafo.
Esta Comissão Exploradora do Planalto Central deveria demarcar a área que seria destinada ao Distrito Federal.
Denominado “Quadrilátero Cruls” foi demarcada área de 14.400 Km² para a futura capital. Mais tarde (1955) reduzida para 52 mil Km².
Em 1894, foi realizada a 2ª Missão Cruls, que dentre outros objetivos, deveria aprofundar levantamentos sobre o clima, abastecimento de água, topografia e natureza do terreno.
Lago natural desaparecido poderia ser recuperado
O engenheiro e botânico francês Auguste François Marie Glaziou, integrante da equipe da 2ª Missão Cruls percebeu que havia área onde outrora deveria ter existido um lago natural.
Segundo seu estudo, este lago poderia ser recuperado, artificialmente. Veja parte do texto do relatório de François Glaziou, em 1895:
(…) Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa;
outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos de água formando o Rio Paranoá;
o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas.
É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda quinhentos a seiscentos metros, nem a elevação de vinte a 25 metros)
forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de vinte a 25 quilômetros sobre uma largura de dezesseis a dezoito.
Além da utilidade da navegação, a abundância de peixe, que não é de somenos importância, o cunho de aformoseamento que essas belas águas correntes haviam de dar à nova capital, despertariam certamente a admiração de todas as nações”.
Brasília – Promessa de Campanha de JK
Uma das promessas de Campanha de Jucelino Kubistchek para presidente era construir Brasília e transferir a capital federal do Rio de Janeiro para o interior. E assim aconteceu.
Um dos requisitos para participar do concurso que escolheria o melhor projeto de concepção do Plano Piloto, era conter um espelho d’água.
Lucio Costa, arquiteto e urbanista, foi o vencedor e a comissão julgadora, recomendou-lhe ajustar seu projeto, colocando a cidade mais próxima deste lago.
A Barragem é construída
Com o represamento do Rio Paranoá, iniciou-se a construção da Barragem do Paranoá. Cria-se então, a usina responsável pela produção da energia elétrica para a cidade, hoje representando somente 2,5% do consumo total. Desta barragem, escoaria água para a formação do lago.
Kubistchek recebeu muitas críticas de seus opositores, a maioria não acreditava que um lago pudesse mesmo ser criado na região.
Enfrentaram ainda outro problema, no local mapeado por Glaziou onde a fenda deveria ser fechada, para que o lago fosse formado.
Havia agora ali, uma vila que inicialmente foi chamada de Sacolândia, depois Vila Bananal e, por fim, Vila Amaury. Cerca de 100 famílias moravam no local e foi necessário removê-las, dizem que para Sobradinho e Gama.
Conta-se que muitos, mesmo aqueles que morando ali, trabalhavam na barragem, não acreditavam que a área seria inundada e só saíram quando a água chegou muito perto.
A criação do Lago Paranoá
A barragem do Paranoá foi fechada no dia 12 de setembro de 1959, no dia que Juscelino completava 57 anos, em grande cerimônia. Todos testemunharam as águas iniciando a formação do Lago.
Estimaram que o lago estaria formado em um ano, mas “por oito meses, as águas avançavam mansas, lentamente, por sobre as terras secas e coloridas do cerrado. Terras inundadas”.
Dimensão do Lago Paranoá
O Lago Paranoá conta com uma área superficial de 37,5 km², cerca de 80km de perímetro, e volume total de 498 milhões de metros cúbicos.
Sua profundidade média é de 12,4 m, chegando até a 40m na Barragem do Paranoá.
“Tem o formato de uma tarântula ou de um polvo de cinco braços.
Cada braço é um fio d’água, rio, córrego, riacho, ribeirão – Bananal, Torto, Gama, Riacho Fundo/Cabeça Veado e Paranoá, que compões a Bacia do Paranoá.
A parte mais larga, a do corpo da tarântula, mede inacreditáveis 5 km!”. Conceição Freitas
Fonte de Pesquisa: Lago Paranoá, a origem; Algumas coisas que você talvez não saiba sobre o Paranoá;
Conclusão
Se você mora na capital federal, com certeza ama o Lagoa Paranoá, mar de Brasília, como eu amo.
Poderá, na retomada das viagens pós pandemia, redescobrir a cidade e principalmente todos esses cantinhos charmosos do imenso Lago Paranoá.
Mas se você ainda não veio a Brasília, precisa vir! A cidade é lindíssima, sua arquitetura moderna, suas histórias, sua democrática população de todo o Brasil e de todo o mundo, lhe espera de braços abertos.
E, claro, na sua lista de atrações para conhecer estará com certeza o Lago Paranoá, nosso mar. E agora, você já tem todas estas dicas de onde ir e o que fazer ao redor desse imenso e belo, lago mar.
Afinal,
“torna-se oportuna a reflexão da apropriação do lago pela comunidade. Brasilienses, candangos, moradores do Distrito Federal, turistas, pesquisadores, pescadores, ambientalistas e até mesmo os aventureiros, aqueles que desfrutam de suas belezas precisam conhecer essa bela História”.
Deixo aqui para você, uma estrofe da música Brasília, de Sérgio Sampaio, para sua inspiração em vir e conferir nossa amada cidade e nosso mar, o Lago Paranoá!
Ah, e cuidado para não ser pego na armadilha de não querer nunca mais sair daqui! Eu caí de corpo e alma!!!
…“Sei que preciso aprender
Quero viver pra saber
E conhecer Brasília
Ver o que há, Paranoá
Lago de sol, noite, lua
O olho do amor desconhece a armadilha
Assim vim ver Brasília”…
Se você ainda não está convencido que é o Lago Paranoá mar de Brasília, assista este vídeo e comprovará que até ondas existem lá!!!!
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, que é quando vários blogueiros se reúnem para dar dicas sobre o mesmo assunto. Nosso tema é Turismo Doméstico. Veja o que outros blogueiros falaram de suas cidades:
♥ Mai Viagens – 7 Motivos para visitar Aracaju
♥ Expedições em Família – Circuito Turístico Lagoa da Pampulha – o que fazer no cartão postal de Belo Horizonte
♥ 6 Viajantes – Campo de Girassol em Brasília! Um lugar para lindas fotos!
♥ Vamos Viajar pra onde agora – Conhecendo o Real Gabinete Português
♥ Viajante Econômica – Baixada Santista: o que fazer em São Vicente
♥ Uma Senhora Viagem – Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro: Dicas do que fazer
♥ Família que Viaja Junto – Onde comprar artesanato no Vale do São Francisco
♥ Viaje24h – Serra do Rio do Rastro: O guia definitivo de uma das estradas mais espetaculares do mundo!
Ao amanhecer, no fim de tarde, numa caminhada, no happy hour, durante o pôr-do-sol, à noite para jantar! A qualquer horário é uma delícia apreciar as belezas do Lago Paranoá, mar de Brasília!
Para Refletir
Eu é que sei que planos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; planos de paz (e suficiência) e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:11-13
Veja mais sobre Brasília
- 5 Atrações fora do Eixo para sua viagem a Brasília
- Atrações da quadra modelo 308 Brasília
- 5 Igrejas Históricas em Brasília – e seus arredores
- O Novo Memorial JK – Inovação, Tecnologia e Acessibilidade
- CCBB Brasília – programação multifacetada
- Brasília vista de cima – como é a capital numa vista aérea
- Parque da Cidade – Centro Hípico de Brasília
- Jardim Botânico – Brasília
======================================================================================
Deixe seu comentário aqui ao final deste post, contando para gente a sua experiência. Diz aí se você já conhece esses lugares e o que achou! Este post foi útil para você?
PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS
Se você gosta de nosso Blog e vai viajar, planeje sua viagem com nossos parceiros. Você não paga nada a mais, em alguns casos até ganha descontos, e nós recebemos uma pequena comissão. Assim você nos ajuda a manter o blog sempre atualizado.
- Voo de balão na Capadócia
- Reserva de hotéis Booking.com.
- Aluguel de carro RentCars.
- Seguro viagem faça o SegurosPromo. Usando o cupom de desconto para nossos leitores – SYLVIAYANO5 , terá 5% de desconto. Pagando no boleto, mais 5%.
- Cartão de dados e internet EasySIM4U e Viaje Conectado
- Para passagens aéreas com ótimos descontos Passagens Promo.
- Passagens aéreas, para saber qual a melhor época para viajar, use Viajanet
Deixe seu Comentário
Que emoção ler esse lindo post sobre o Lago Paranoá, esse mar de Brasília. Me fez recordar da primeira vez que vi o lago quando visitei a Capital do Brasil. Na mesma hora pensei que adoraria viver nessa cidade. Hoje moro no Lago Norte.
Oi Angela, que bom que moramos na mesma cidade! Vc sabe que quando criança, em Curitiba, toda vez que via na TV imagens de Brasilia, me encantava!!! Sonhava em conhecer, nunca imaginaria que moraria aqui e que amaria tanto nosso quadrado!
Agora estou louca para chegar o dia de poder fazer este circuito das 15 atrações ao redor do Lago Paranoá!
grande abraço
Sylvia Yano
Sylvia, primeiro parabéns pelas belíssimas imagens. Depois estou encantada com o Lagoa Paranoa o mar de Brasilia. Que lugar massa e com tantas opções de lazer né? Preciso ira ver todas essas 15 atrações bem de perinho, porque são imperdíveis.
Oi Hebe, muito obrigada, me alegra saber que gostou. Pois é, as vezes nos preocupamos em conhecer lugares distantes e não atentamos para as nossa belezas próxima, né.Venha sim visitar Brasilia, aqui tem muitos encantamentos!!!
grande abraço
Sylvia Yanos
excelente matéria. Uma visão bem detalhada do lago Paranoá.
Oi Patricia, que bom ver você por aqui!!!
Que bom que gostou do post! Temos muito a curtir na nossa cidade né!
To muito querendo provar da sua nova cerveja artesanal São Bento. Logo quero poder ir até a Pousada São Bento e degustação-la!!!
grande abraço
Sylvia Yano
Oi Sylvia! Estou verdadeiramente encantada pelas fotos do Lago Paranoá e por tantas informações interessantes em seu post! Desconhecia o fato de que Brasília tem tantas, mas tantas belezas de interesse turístico. Parabéns pelo texto e pelo incentivo em fazer com que as pessoas conheçam mais sobre a sua cidade!
Oi Deyse, muito obrigada pela leitura, fico feliz que gostou das dicas.Verdade, a cada dia me surpreendo com novas descobertas! Nossa capital federal é linda, todo brasileiro precisa vir conhece-la!!! Venha também !!!
grande abraço
Sylvia Yano
Que lindo! Parabéns pelo post!
Oi Bruna, fico muito feliz que gostou, nossa cidade é linda!!!
grande abraço
Sylvia Yano
Oi, Sylvia, fiquei com muita vontade de voltar aí só pra aproveitar o Lago Paranoá, o mar de Brasília. Que post completo, cheio de dicas do que fazer. Adorei as sugestões de hotéis à beira do lago. Um dia volto pra ver tudo isso. Beijos
Olá Cecília, venha mesmo. Tem muita coisa linda em Brasília que vai bem além do Eixo Monumental!!!
Agradeço o carinho!
grande abraço
Sylvia Yano
Já tive a oportunidade de ver o Lago Paranoá do alto e num passeio, mas não imaginava que o lago era tão grande e tinha tantas opções de atividades. Realmente um mar para Brasília e um ótimo passeio na cidade.
Olá Fabíola, obrigada por visitar e ler nosso post.
Verdade, o Lago tem sido uma grande atração turística da cidade de Brasília e têm sido feito muitas melhorias. Há um enorme projeto para criar a Orla Lago Paranoá, que quando estiver implementado, ainda teremos muitas outras atrações.
Grande abraço
Sylvia Yano
Sylvia que post maravilhoso: Lago Paranoá, mar de Brasília – 15 atrações imperdíveis. Nunca fui a Brasília e agora estou com mais vontade do que nunca! Não sabia que o Lago Paranoá era tão incrível! Obrigada!
Oi Cintia, que bom que se inspirou a visitar Brasília. Venham mesmo, nossa capital é muito linda e o Lago Paranoá é uma das grandes atrações da cidade. Tem muito mais! E não estão só no Eixo Monumental não, tem muito coisa linda pelo Plano Piloto, Lagos Sul e Norte e cidades satélites!
Grande abraço
Sylvia Yano
Já estive no Pontão e adorei. Lugar ótimo, inclusive o restaruante da Mormai é incrível. Mas o que eu queria mesmo, e na próxima vez farei com mais tempo, é curtir um por do sol no Lago Paranoá, mas de um lugar bem calmo, parece que a Ermida Dom Bosco é calma né? pelo o que vi nas fotos.
Oi Mairim, que legal você já ter visitado nossa cidade e conhecido o Pontão do Lago Sul. Bom saber que gostou do local e também do restaurante Mormai. E tem muitas opções por lá.
Ver o por do sol na beira Lago é imperdível mesmo! Na Ermida Dom Bosco é um dos lindos locais para contemplar o fim de tarde. É bem descampado e alto, com uma vista lindíssima para o Plano Piloto , vai adorar!!!
Venha mesmo, assim que puder! Pode também assistir de um dos hotéis beira lago ou ainda na Praça do Cruzeiro, ponto mais alta da cidade, onde foi rezada a primeira missa, fica no Eixo Monumental, perto do Memorial JK.
Grande. abraço
Sylvia Yano
Querida Sylvinha, quanta atração legal em torno do Lago Paranoá, mar de Brasília. Quando pudermos viajar de forma segura quero muito voltar a Brasília e poder desfrutar de cada parque , desse mar e por do sol sempre colorido. Não tinha a menor ideia de que tinha clubes e hotéis em suas margens. Cada hotel lindo ! A concepção da cidade é fantástica. Parabéns por nos apresentar a capital com tantos detalhes. Belíssimo post
Querida amiga Lilian, muitíssimo obrigada pelo carinho.
Nossa capital é muito bonita mesmo. Cada vez mais a Orla do Lago Paranoá, nosso mar, está ficando melhor. Tem diversão para todos os gostos, estilos e bolsos!
Espero você aqui assim que for possível viajarmos, terei imenso prazer em mostrar nossas belezas e atrações para você!
Com carinho,
Grande abraço
Sylvia Yano
Que bacana Silvia..sou de Porto Alegre, moro em Curitiba tb e pretendendo ir a Brasília em setembro próximo. Teu post me ajudou muito.
Grande abraço, leiteee quenteeee.. 🙂
Oi Antonio, e viva o “leiteee quenteeeee”!!! Obrigada por deixar aqui seu comentário, amo saber um pouco sobre meus leitores. Fico muito feliz que este post sobre atrações de Brasília pode lhe ajudar a planejar sua visita a nossa capital! Espero que tenha um excelente tempo por aqui e fique à vontade em manter contato, caso precise de mais alguma informação. Ah, e se entrar no menu do Blog, pesquise Viagens/Brasil/Brasilia e achará muita coisa lá.
Grande abraço
Sylvia Yano